Legislativo vota Indicação quer requer construção de Centro Especializado de Apoio a Hipertensos e Diabéticos e demais proposições na 53ª Sessão Ordinária

Por Sérgio Ferreira 31/08/2020 - 18:24 hs

Por Sérgio Ferreira

A construção de um Centro Especializado de Apoio a Hipertensos e Diabéticos no município será votada na 53ª Sessão Ordinária, desta terça-feira, 1º de setembro, no plenário da Câmara, além de demais proposições também incluídas na pauta para votação. A proposição, nº 264/2020, de autoria do vereador Canjirana (PSL), reitera as Indicações nºs 075/2017 e 289/2018.

Ao justificar a Indicação nº 264/2020, que requer ao Executivo a construção de um Centro Especializado de Apoio a Hipertensos e Diabéticos no município, o vereador Canjirana (PSL)  destacou a necessidade da implantação de Centro de Tratamento de Hipertensão e Diabetes na cidade. O parlamentar reiterou que, com a criação da unidade, o atendimento aos pacientes com hipertensão e diabetes, juntamente com o serviço já realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, será mais amplo.

Diferente das unidades regionais que recebem pacientes diversos para consultas com médicos especialistas, Canjirana explica que o trabalho no Centro Especializado será focado no atendimento específico para pessoas com hipertensão e diabetes, oferecendo um acompanhamento sistemático das condições de saúde desses pacientes no município. O atendimento do Centro podem mudar a realidade do tratamento e a qualidade de vida dessas pessoas.

“Esse Centro vai ajudar bastante e vai ser muito bom para atender muita gente com problemas de diabetes e hipertensão. A importância desse Centro é ter uma estrutura de Saúde que complemente e qualifique a rede municipal de saúde pública. Sabemos que a Atenção Básica tem as suas limitações e alguns pacientes, mesmo com todas as medicações que são disponibilizadas e com um ótimo atendimento no posto de saúde, precisam de uma equipe multidisciplinar. Tratamento de hipertensão e diabetes é importante para quem precisa, pois não é só remédio. É remédio também. É educação alimentar e é atividade física regular”, afirmou Canjirana.

Na Ordem do Dia, está prevista a votação de demais Indicações, de autoria dos vereadores Elimário Lima (PSDB), Eri Costa (MDB), Adailton Caçambeiro (PSDB), Neco Almeida (DEM), Sandro Moreira (PSL), Deni da Metalúrgica (PSD), Del (PSC), Arnoldo Simões (Republicanos), Orlando de Amadeu (PSDB), Jailson ‘Jajai’ (PSC) e Cleiton Bolly Bolly (MDB), sendo que algumas das proposições retornam ao plenário por não terem sido apreciadas na 52ª Sessão Ordinária.

Também deve ser votada, a Moção de Repúdio nº 004/2020, de autoria do vereador Eri Costa (MDB), à Juiza Inês Marchalek Zarpelon, da 1ª Vara Criminal de Curitiba, em razão da decisão proferida citando a raça ao condenar ao réu negro por organização criminosa.

Na mesma Sessão, os vereadores discutem em plenário sobre o cenário da pandemia do Coronavírus na cidade.  

As Portarias Legislativas estabelecem as novas regras para o funcionamento do Legislativo, com base em medidas de saúde e sanitárias preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para preservação da vida de vereadores, assessores e servidores. Apesar do retorno das sessões ordinárias, a Câmara informa que as medidas de restrição e prevenção estão mantidas pelas disposições contidas nos atos editados e publicados pela Casa sobre procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação da Covid-19.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)
Tel.: (71) 2108-7200/99326-1524 (WhatsApp)
E-mail: ascom@camarasimoesfilho.ba.gov.br
Facebook: www.facebook.com/camarasimoesfilho
Instagram: @camarasimoesfilho