'A operação foi um fracasso', diz procurador-geral de Justiça do CE sobre ação policial que deixou 14 mortos em Milagres
Apesar de ter feito críticas a forma como a polícia agiu, ele ressaltou que a ação do bando foi a primeira causa da tragédia.
Apesar de ter feito críticas a forma como a polícia agiu, ele ressaltou que a ação do bando foi a primeira causa da tragédia.
Por Visual News Noticias
O procurador-geral de Justiça do Ceará, Plácido Rios, afirmou na tarde desta segunda-feira (10) que a operação policial que terminou em tiroteio e 14 mortos durante tentativa de assalto a bancos em milagres fracassou. "Não se está querendo criminalizar a atividade dos policiais, mas buscar razões pelas quais aquela atividade fracassou. A operação foi um fracasso sob todos os aspectos", disse.
Ainda conforme Rios, foi criada uma comissão de procuradores para acompanhar o caso, composta pelos promotores de justiça Humberto Ibiapina, Gomes Câmara, Luciana de Aquino, Fernanda Andrade, Manuel Pinheiro, Nelson Gesteira, Juliana Mota, Daniel Ferreira e Leonardo Marinho.
O procurador-geral cobrou protocolos rígidos neste tipo de ação. "Não verificamos nenhum protocolo de zelo com a vida de reféns", disse. "É uma atividade de altíssimo risco tanto para policiais quanto para as pessoas envolvidas [na operação]. Conseguimos diminuir os riscos quando seguimos protocolos rigorosos de atuação. O Brasil todo está a nos cobrar respostas", acrescentou.
Apesar da crítica à atuação policial, Rios ressaltou que foi a quadrilha que desencadeou a tragédia. "Sabemos que é uma quadrilha que já tem costume de práticas dessa natureza. Vinham sofrendo monitoramento das inteligências. Eles, sim, são os responsáveis diretos. Claro que a polícia pode ter tido excessos, mas o primeiro ato que desencadeou tudo isso foi dos criminosos e não dos policiais", ressaltou.
Quatorze pessoas morreram após uma tentativa de assalto às agências do Banco do Brasil e do Bradesco, no Centro da cidade de Milagres, na madrugada de sexta-feira (7). Os assaltantes usaram um caminhão para bloquear a rodovia BR-116 e interceptar os carros de duas famílias, que foram mantidas reféns. O bando seguiu para a cidade e, próximo aos bancos, houve tiroteio entre a polícia e a quadrilha. Oito suspeitos e seis reféns morreram, sendo cinco da mesma família.
Oito pessoas suspeitas de participação na ação foram presas. A Secretaria da Segurança Pública informou ainda que os policiais militares apreenderam uma pistola 9 milímetros, um revólver calibre 38, uma arma calibre 12 e explosivos. Três veículos envolvidos na ocorrência, sendo um Celta e duas caminhonetes, foram apreendidos, conforme o órgão.
O governador do Ceará, Camilo Santana, comunicou nesta segunda-feira (10) que 12 policiais que participaram do tiroteio foram afastados das funções até a conclusão das investigações. Ainda conforme o governador, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública (CGD) abriu uma investigação preliminar para analisar a conduta dos agentes.
O ministro da Segurança, Raul Jungmann, classificou o confronto entre policiais e assaltantes com 14 mortes como uma "tragédia" e disse que casos como esses "acontecem". "Tragédias como essas acontecem. À medida que a gente possa antecipar e evitar, sem sombra de dúvidas, a sociedade agradece e a gente poupa vidas, que é o bem mais importante que a gente tem que proteger", afirmou.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta sexta (23)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta sexta (23)
Semana da Cultura Gospel reúne grandes nomes da música cristã de 25 a 31 de janeiro em ...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (22)
Semana da Cultura Gospel reúne grandes nomes da música cristã de 25 a 31 de janeiro em ...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (22)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (22)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta sexta (23)