Simõesfilhense é destaque no Mundial de Jiu-Jitsu em Las Vegas

Por Sérgio Ferreira 27/11/2021 - 13:18 hs

Por: Sérgio Ferreira

O Aspirante a Oficial Antônio Marcos Souza Borges, popularmente conhecido como “Marcão”, lotado na 22ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/ Simões Filho), também lutador profissional, conquistou o título de Campeão no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu, na categoria Master 5 Super Pesado, realizado entre os dias 11 e 13 de novembro, em Las Vegas, estado de Nevada, nos EUA. A competição é considerada a mais importante do ano.

Recentemente homenageado na Câmara de Vereadores de Simões Filho com o título de Cidadão Simõesfilhense, “a mais alta honraria do Legislativo Municipal”, o policial militar e atleta foi reconhecido pelo vereador Adailton Santos de Andrade, popular Adailton Caçambeiro (PSDB), pelos relevantes serviços prestados na cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Por conta da sua ida à competição nos EUA, a honraria foi entregue ao seu filho Yuri, no dia 07 de novembro, data marcada pelos 60 anos de Emancipação Política de Simões Filho.

“Foi uma emoção indescritível poder representar o Brasil, o estado da Bahia e Simões Filho que é uma cidade que me abraçou e tenho um carinho muito grande, um amor e me considero filho da cidade pelo carinho que recebi e pela dedicação também que sempre busquei como forma de retribuição”, disse em entrevista ao “Rede Imprensa”, Marcos Borges, Campeão Mundial de Jiu-Jitsu.

O faixa preta exerce a profissão como policial em Simões Filho há quase trinta anos, sua primeira Unidade de origem e depois de passar por um período no BPRV (Batalhão de Polícia Rodoviária), retorna como Aspirante a Oficial. Já como atleta e lutador acumula exitosos sucessos na sua carreira e atualmente tem os melhores títulos, ou melhor dizendo, os mais importantes no mundo do Jiu-Jitsu pela (CBJJ/IBJJF), sendo Campeão Europeu, 4 vezes Campeão SulAmericano, 4 vezes Masters South of America, 2 vezes Campeão Brasileiro, 2 vezes Campeão SP open, Salvador Open, além de inúmeras vezes campeão estadual.

O guerreiro nascido em Milagres/Ba e abraçado por Simões Filho, conseguiu a vitória após duas lutas contra atletas norte-americanos. Segundo Borges, ele logrou a grande conquista, um dos seus mais valiosos sonhos como lutador profissional, depois de cerca de 32 dias afastado de casa, da família, abdicando de muitas coisas, entretanto, não faltou o apoio da família.

“Foram mais de 30 dias fora de casa, onde foram 14 dias no México cumprindo a quarentena exigida para entrar nos Estados Unidos e também dando continuidade a uma preparação que de mais de seis meses, pois participamos de outras competições no Brasil e fui campeão, mas com foco voltado sempre para o Mundial de Master, título hoje mais importante da minha carreira”, disse o lutador.


Marcos Borges tem a sua história no Jiu-Jitsu que serve de exemplo: aos 44 anos ingressou no esporte apenas para acompanhar seus filhos (Yuri e Gabriele), até que se tornou uma grande paixão e algo que mudou a sua vida completamente. Ele segue com o objetivo de incentivar as pessoas a acreditarem nos seus sonhos independentemente da idade, contribuir com seus conhecimentos adquiridos e experiências, mas sobretudo, entre valiosas qualidades carrega a gratidão no seu coração, por todas as vitórias em que Deus e a vida têm colocado em suas mãos.

“Aqui fica a minha gratidão a todos que ficaram na torcida e dizer que é com muito orgulho que participei e logrei êxito nesta competição me tornando Campeão Mundial, título que poucos aqui no estado possuem, algo muito desejado pelo atleta e praticante de qualquer arte marcial, então, comigo não é diferente. Quero agradecer a Deus em primeiro lugar porque sem Deus nada seria possível e Deus abriu portas maravilhosas pra que eu pudesse realizar esse sonho. Muito obrigado a todos! Obrigado a Deus, ao Comandante da Polícia Militar da Bahia, a Polícia Militar da Bahia, aos meus colegas de farda, aos irmãos da Polícia Militar, meu muito obrigado a toda população de Simões Filho, e não poderia deixar de citar também Feira de Santana, outra cidade que tenho no meu coração”, pontuou Marcos Borges e completou: “O sentimento neste momento é de gratidão”.

Os patrocinadores também foram contemplados com o poder da gratidão. “Quero agradecer aos patrocinadores: Forja, Ecoquest, Braço Forte e Brasil Refino, que muito contribuíram para que alcançássemos sucesso nesta missão. Agradeço também ao meu nutricionista Jaime de Assunção e tantas outras pessoas que de alguma forma nos ajudaram a chegar e a conquistar este título”, concluiu.

BIOGRAFIA:

Antônio Marcos Souza Borges é um lutador profissional de Jiu-Jitsu e policial militar do Estado da Bahia. Nascido na cidade de Milagres (BA) no dia 02/05/1970, filho de Ana Maria de Souza e Fidelis Souza ingressou na PMBA em 16/08/1989 no CEFAP Governador Mangabeira, tendo em seu histórico policial o curso de formação de soldado, curso de formação cabo, curso de formação de sargento; promovido a Subtenente; Ingressou no curso de oficiais da Polícia Militar em 25/01/21, sendo declarado Aspirante a Oficial em 14/07/2021.

Casado há 21 anos com Maria Cristina de Oliveira Borges, possui 5 filhos (Michelly, Yuri, Rebeca, Akla e Gabriele) e 2 netos (Lucas e Isabelle).

O lutador de Jiu-Jitsu treina na academia CT Fabricio Silva da equipe Nova União e no seu currículo vem colecionando títulos, além de alavancar o Jiu Jitsu na Bahia, sendo referência para muitos que acompanham sua história e trajetória tanto no esporte quanto na sua vida pessoal e profissional.

Fonte: rede Imprensa