A TARDE Educação realiza formação com educadores de Simões Filho

Encontro destacou o uso do jornal em sala de aula como ferramenta para leitura e desenvolvimento do pensamento crítico

Por Sérgio Ferreira 07/05/2025 - 12:33 hs
Foto: Letícia Menezes/Ag. A TARDE
A TARDE Educação realiza formação com educadores de Simões Filho
Letícia Menezes/Ag. A TARDE

Redação

O uso do jornal em sala de aula tem sido uma ferramenta essencial para os professores da rede municipal de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Durante a formação continuada realizada na manhã desta terça-feira, 6, promovida pelo Programa A TARDE Educação , do Grupo A TARDE , os educadores compartilharam experiências que revelam como a leitura e a análise de notícias em sala não só despertam a atenção dos alunos, mas também impulsionam a escrita e a expressão crítica.

“O trabalho com o Jornal A TARDE, para mim, está sendo maravilhoso, porque minha escola não tem muitos recursos e eu aproveito das notícias que vem e pego para trabalhar com os alunos. [...] E eu, como trabalho com Língua Portuguesa, uso muito das notícias para trabalhar com textos dissertativos. Então, a gente lê a notícia, entende a notícia e eles [estudantes] trabalham em cima disso, fazendo um texto do que eles entendem essa notícia”, declarou a professora de Língua Portuguesa e Criativa da Escola Diácono Fernando Britto, Meire Estela.

A professora de Língua Inglesa, Grace Kelly Costa, também destacou a relevância da discussão sobre alfabetização e letramento no contexto do uso do jornal em sala de aula.

"Tem sido muito interessante debater sobre a questão da alfabetização e do letramento e aprender como é que a gente vai usar esse jornal nas aulas, principalmente no meu caso, que sou de língua estrangeira. Eu quero realmente aprender e acho que vai ser bastante enriquecedor", disse.

A formação foi conduzida por Márcia Firmino, coordenadora pedagógica do Programa A TARDE Educação , e Jéssica Gouveia, pedagoga do A TARDE Educação e mestranda em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). As atividades também contaram com a participação da pedagoga e mestra em Educação Letícia Menezes, e da pedagoga e doutoranda em Educação Anna Izabel.

Segundo Márcia Firmino, o encontro foi marcado pela participação ativa e engajada dos educadores. "Os professores de Simões Filho participaram ativamente da formação, mostrando que já utilizam o jornal em sala de aula como uma ferramenta pedagógica eficaz e significativa. Essa prática tem contribuído para aproximar os estudantes da realidade social e ampliar suas formas de expressão", pontuou.

Para Jéssica Gouveia, o engajamento dos professores mostrou que há um compromisso com práticas pedagógicas que humanizam e transformam. “Enquanto representante do Programa A TARDE Educação, é uma alegria contribuir com esse processo formativo que valoriza a educação pública e fortalece os profissionais que estão na linha de frente da aprendizagem”, afirmou.

Fonte: Jornal A Tarde