Sem maquiagem: A cada mês a prefeitura realiza 03 obras em Simões Filho; mais de 30 localidades já foram contempladas

Sem maquiagem: A cada mês a prefeitura realiza 03 obras em Simões Filho; mais de 30 localidades já foram contempladas

Por Visual News Notícias 05/09/2018 - 15:16 hs

  Por Visual News Notícias


As obras de infraestrutura são quem sabe os serviços que mais solidificam uma boa administração pública. Ruas asfaltadas, rede de esgoto subterrânea, encostas, escadarias, passeios e meio fio estão entre as principais reivindicações da população.

Em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) diversas obras estão sendo realizadas pela atual administração municipal, comandada pelo prefeito Diógenes Tolentino desde janeiro de 2017.

Frente aos diversos problemas que foram enfrentados pela gestão municipal nos seus primeiros meses de governo, de acordo com o prefeito Diógenes Tolentino, ele e sua equipe procuraram tratar prioritariamente de todas as demandas consideradas emergenciais, levantadas através da elaboração do Plano de Ação Imediata de Governo, instrumento essencial para tirar a cidade da crise que se encontrava, com as contas públicas totalmente desorganizadas.

Apesar dos problemas aparentes com as dívidas e da arrecadação municipal não ter superado o orçamento dos anos anteriores, um levantamento feito pelo Mapele News mostra que em 18 meses de governo, a prefeitura tem realizado em média 03 serviços de infraestrura por mês nos bairros e mais de 30 localidades já receberam pelo menos uma intervenção.

Entre as comunidades que contemplaram serviços de melhorias ou emergenciais até o momento estão: Pitanguinha, Cova da Gia, Cia I, Cia II, Vida Nova, Coroa da Lagoa, Baixa da Jaqueira, Ponto Parada, Cristo Rei, Engenho Novo, Centro, Riacho Doce, Poeirão, Eucalipto, Loteamento Santo Antônio, Luís Eduardo Magalhães, Góes Calmon, Cristo Rei, Jardim Eldorado, Km 25, Km30, Tanque do Coronel, Oiteiro, Ilha de São João, Santa Fé, Santo Antônio do Rio das Pedras, Mapele, Pitanga de Palmares, Loteamento Santo Antônio e Parque Continental.

Nessas localidades a prefeitura realizou intervenções como: manta asfáltica, passeios e meio fio, contenção de encostas, manutenção e construção de escadarias, Limpeza de Canais, serviço de roçagem, tapa buracos, restabelecimento do fornecimento de água, troca de lâmpadas, revitalização de espaços e prédios públicos.

Além das reivindicações já atendidas, dois grandes projetos estão em fase de execução, um é a Via Universitária, uma indicação do vereador Sandro Moreira subscrita pelos demais vereadores que inclui calçadão de um metro e meio de largura, iluminação de led, pavimentação asfáltica, praça em frente ao IFBA, academia ao ar livre, rede de drenagem para aguas pluviais, contenção de encostas nas margens da via e escadarias.

As obras da Via Universitária já estão em fase final e devem ser entregues à comunidade ainda neste mês de setembro. O outro projeto que também fará grande diferença na vida dos simõesfilhenses é resultado da parceria com a rede atacadista que está sendo instalando no Centro da cidade, onde está sendo construída uma nova via de acesso, cortando e ligando duas importantes vias da cidade.

Com 170 metros lineares e 7 metros de largura, a via ligará a tradicional Avenida Engenheiro Walter Aragão, ao Loteamento Sol Nascente, dando acesso à Avenida Washington Luís, desafogando e proporcionando maior fluidez no trânsito da região. A ação faz parte do Termo de Compromisso firmado com a construtora responsável pela obra.

Apesar das intervenções, as cobranças e críticas da população não param de chegar e as redes sociais têm sido o principal canal de comunicação entre os anseios dos munícipes e a gestão pública. Em suas últimas aparições em eventos públicos, o prefeito Dinha tem dito que compreende as exigências do povo e as reivindicações de cada comunidade, por isso tem se empenhado em entendê-las.

De acordo com o alcaide, os moradores cobram melhorias para seus bairros cada vez que têm conhecimento de que uma obra foi realizada em outra localidade e isso é reflexo do trabalho positivo que tem sido desenvolvido em seu governo.

O Mapele News também levantou as principais queixas da população contra a Secretaria de Infraestrutra (Seinfra) nos últimos meses e constatou que a deficiência na iluminação pública tem gerado bastante insatisfação.

Neste sentido, em contato com o prefeito Diógenes Tolentino, o mesmo informou que a prefeitura ficou um período sem contrato e por isso as demandas relacionadas à iluminação demoraram a ser atendidas, mas que a situação está sendo resolvida gradativamente.

“Nós ficamos um período sem contrato. A licitação demorou e por isso ficamos um período sem contrato, com isso acumulou o número de lâmpadas queimadas no nosso município. No entanto, a nova empresa já começou a atuar desde o final do mês de junho para o início de julho e nos deu um prazo de 90 dias para deixar o município numa situação de estabilidade”, revelou Dinha.

Resultado de imagem para obras da via universitária prefeito dinha

Ainda segundo o prefeito, quatro equipes da Seinfra estão trabalhando para solucionar o problema da iluminação em toda a cidade, no entanto, diante do tamanho da demanda, ele pede um pouco mais de compreensão e paciência por parte da população.

“Existe um cronograma que está sendo executado em toda a cidade e a gente só pede a compreensão da população que eu sei que não é fácil chegar a noite e ver a lâmpada queimada, mas tenha certeza que nós estamos trabalhando, estamos cobrando e a empresa está se esforçando para que nesses 90 dias, conforme foi solicitado de prazo, regularize a situação”, defendeu ele.

Dinha comentou ainda que “foi eleito para trabalhar, não para fazer de conta que está trabalhando nem brincando e é com este sentimento que ele carrega a responsabilidade para com o povo, especialmente com os quase 35 mil simõesfilhenses que o elegeram, acreditaram e acreditam em seu governo e que por isso ele não pode descansar”.