Estrutura do metrô desaba e deixa mortos e feridos

Por Sérgio Ferreira 04/05/2021 - 09:50 hs

Por: Sérgio Ferreira

A estrutura de sustentação de uma linha de metrô desabou e deixou feridos e mortos na Cidade do México por volta das 22h30 de ontem (horário local, 0h30 desta terça no horário de Brasília).

Ao menos 23 pessoas morreram no acidente. A informação foi confirmada por Claudia Sheinbaum, chefe de governo, equivalente ao cargo de prefeita.

Antes, em entrevista coletiva, ela informou que entre as vítimas estão menores de idade. Pelo menos 65 pessoas foram encaminhadas para hospitais, 7 delas em estado grave.

O acidente aconteceu quando passava pela via elevada o trem que fazia o trajeto entre as estações de Tezonco e Olivos, da linha 12 do metrô, no distrito de Tláhuac, na região sudeste da capital mexicana. A estrutura ficava a uma altura de 5 metros.

O momento do acidente foi registrado por câmeras de segurança e compartilhado nas redes sociais.

Equipes trabalham no resgate dos sobreviventes. Investigadores do Ministério Público seguiram para o local para ajudar na identificação dos corpos e iniciar o trabalho de perícia, que deve estabelecer as causas da tragédia.

Com a queda, a estrutura atingiu pelo menos um automóvel. Uma pessoa saiu com vida do carro que foi esmagado pelos escombros do viaduto, informou a prefeita.

A chefe de governo informou que as causas do acidente serão investigadas. “Não podemos especular sobre o que ocorreu, mas faremos uma investigação profunda e os responsáveis serão identificados”, disse Sheinbaum. O serviço na linha que sofreu o acidente será interrompido por tempo indeterminado.

No vídeo abaixo, um dos passageiros mostra a movimentação no trem logo após o acidente

“Vi que estava tremendo”

A polícia, que usa cães farejadores, fez um apelo para que os curiosos abandonem a área e evitem acidentes pela queda de escombros.

“De repente, vi que a estrutura estava tremendo. Menos de um minuto depois o metrô caiu e muita poeira começou a subir”, disse uma testemunha não identificada ao canal Televisa.

“Quando a poeira baixou nós corremos para ver se conseguiríamos ajudar. Não ouvimos gritos, não sei se estavam em choque (…) algumas pessoas conseguiram entrar e tirar duas pessoas que estavam por cima. Os outros estavam empilhados”, acrescentou.

A área foi isolada por policiais militares da Guarda Nacional para facilitar a operação de retirada dos vagões.

José Martínez, trabalhador que utiliza a linha de metrô em direção Tláhuac, contou emocionado que escapou do acidente porque não conseguiu chegar a tempo de embarcar depois de sair do trabalho.

“Me salvei por 15 minutos”, disse.

Metrô da Cidade do México

Este é o segundo acidente no metrô mexicano este ano. Em janeiro, um incêndio nas instalações de controle deixou um morto e 29 pessoas intoxicadas.

Em março de 2020, dois trens bateram dentro de uma estação, acidente que teve o balanço de uma vítima fatal e 41 feridos.

O metrô da Cidade do México, inaugurado em 1969, é um dos principais meios de transporte da capital e sua zona metropolitana, onde vivem quase 20 milhões de pessoas.

A linha 12, na qual aconteceu o acidente, foi inaugurada em 30 de outubro de 2012 pelo atual chanceler do México e na época prefeito da capital, Marcelo Ebrard.

Depois de lamentar a “terrível tragédia”, Ebrard ofereceu sua colaboração para determinar “responsabilidades”.

“Estou à inteira disposição das autoridades para contribuir em tudo que for necessário”, escreveu no Twitter.

terrabrasilnoticias.com