Deputada Kátia Oliveira pede ao Governador prioridade da vacina contra Covid a trabalhadores de transporte coletivo

Por Sérgio Ferreira 08/04/2021 - 15:21 hs

Por: Sérgio Ferreira

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) encaminhou uma indicação ao governador Rui Costa (PT) solicitando a inclusão dos trabalhadores do transporte coletivo no grupo prioritário dentro do Plano Estadual de Vacinação contra a covid-19 na Bahia. A proposta beneficia trabalhadores de ônibus urbano e intermunicipal, metrô e ferryboat. 


Segundo a deputada, estes trabalhadores permanecem em atividade, desempenhando as mais variadas tarefas, o que acarreta maior exposição ao risco de contaminação pelo novo coronavírus. A solicitação da parlamentar inclui no grupo prioritário profissionais como cobradores, motoristas, despachantes, atendentes, entre outros. 


“Os serviços são essenciais e indispensáveis à sociedade e que tais profissionais se encontram mais suscetíveis a serem acometidos por essa doença, pelo volume de pessoas com as quais se relacionam diariamente nos meios de transporte ou em suas estações, de forma que cabe ao estado garantir a proteção a si, seus familiares e a toda sociedade”, argumenta. 


Para ela, a medida “vai garantir a tranquilidade aos profissionais do transporte público que precisam trabalhar diariamente e não podem seguir na integralidade a recomendação de ficar em casa, longe de aglomerações, tendo em vista que os ônibus, metrô e ferry boat operam com lotação considerável, sobretudo nos horários de pico”.