Baleia quer ajuda de ACM Neto e FHC para reduzir dissidências

A aposta é que alguns deputados do PSL que aderiram ao movimento de entrada no bloco de Lira votarão no emedebista por avaliarem que o líder do Centrão não os contemplará caso seja eleito para presidir a Câmara.

Por Sérgio Ferreira 25/01/2021 - 09:12 hs

Por: Sérgio Ferreira

Mais confiantes sobre a diminuição da possível dissidência entre partidos da oposição, aliados do deputado Baleia Rossi (MDB) apostam na atuação de lideranças nacionais para conter defecções em partidos de centro que compõe o bloco dele na eleição para presidente da Câmara. Os alvos são PSL, PSDB e DEM. Segundo apurou o Valor Econômico, a cúpula da campanha de Baleia se reuniu anteontem em Brasília e diagnosticou que a disputa entre o emedebista e o deputado Arthur Lira (PP-AL) está acirrada. A avaliação é que nenhum dos dois teria votos para vencer em primeiro turno se a eleição fosse hoje.


Preocupação recorrente nas últimas semanas, a dissidência entre legendas da esquerda, especialmente no PSB, no PT e no PDT, já teria deixado de ser uma dor de cabeça. Isso porque a avaliação é que o nome de Lira está cada vez mais associado ao presidente Jair Bolsonaro, o que, para eles, deve conter a onda de votos da oposição no líder do PP. Ainda de acordo com o Valor Econômico, para minar defecções em partidos de centro que fazem parte de seu bloco, Baleia contará com lideranças nacionais como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e o ex-prefeito ACM Neto (DEM). O emedebista se concentrará em garantir o aumento do apoio entre parlamentares do PSDB e do DEM, dois partidos que vem preocupando a cúpula da campanha, por somarem juntos mais de 25 defecções.


Ontem, ele já colocou a estratégia em jogo e se reuniu com os governadores do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), e de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). Além da atuação do emedebista, foram escalados para operar entre os tucanos, o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, o governador de São Paulo, João Doria, FHC, e o deputado Aécio Neves (MG). No DEM, a expectativa é que ACM Neto, que até então concentrava atenções para emplacar Rodrigo Pacheco (DEM-MG) na presidência do Senado, passe a ter uma postura um pouco mais atuante. Mas interlocutores de Neto dizem que a atuação dele deve continuar tímida para evitar que qualquer movimento por Baleia respingue no desempenho de Pacheco.

Apesar da lista favorável ao líder do PP, aliados de Baleia defendem que muitos signatários assinaram apenas para marcar posição pública contra a oposição, que está no bloco do MDB, e para não perder cargos federais. A aposta é que alguns deputados do PSL que aderiram ao movimento de entrada no bloco de Lira votarão no emedebista por avaliarem que o líder do Centrão não os contemplará caso seja eleito para presidir a Câmara. (Com informações do site Política Livre)