Pazuello confirma início de distribuição das vacinas no Brasil nesta segunda (18)

Ministro também confirmou início da vacinação nacional para próxima quarta-feira (20)

Por Sérgio Ferreira 17/01/2021 - 23:20 hs

Por: Sérgio Ferreira

O Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, se pronunciou neste domingo (17) após a autorização da Anvisa ao uso emergencial das vacinas contra a Covid-19 no Brasil. De acordo com Pazuello, a distribuição das doses para os estado terá início às 7h desta segunda-feira (18).

Ainda de acordo com o ministro, a vacinação nacional terá início na próxima quarta-feira (20), às 10h. Pazuello afirmou que todas vacinas produzidas pelo Instituto Butantan foram adquiridas pelo Governo Federal, inclusive a aplicada na enfermeira paulista Mônica Calazans.

“Todas as vacinas produzidas pelo Butantan estão contratadas de forma integral e de forma exclusiva para o Ministério da Saúde e para o PNI, todas, inclusive essa que foi aplicada agora. Isso é uma questão jurídica”, afirmou.

Apesar da aprovação do uso do antídoto, o ministro reafirmou que é necessário manter todos os cuidados para prevenir a propagação do vírus.

“Não podemos em hipótese alguma relaxar as medidas preventivas. Uso de máscara, álcool em gel na mão, distanciamento social – situações como esta que estamos, por exemplo [entrevista coletiva]… [Evitar] aglomerações… As empresas e estabelecimentos que têm autorização para trabalhar e devem trabalhar, a economia não deve parar, elas devem ter as medidas de cuidados muito claras”, finalizou.