FORD DEIXA O BRASIL : Governos de São Paulo e Bahia buscam amortecer efeitos da saída da Ford
Metalúrgicos vão fazer manifestações enquanto negociam a extensão de benefícios dos trabalhadores demitidos
Metalúrgicos vão fazer manifestações enquanto negociam a extensão de benefícios dos trabalhadores demitidos
Por: Sérgio Ferreira
A secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen, vai se reunir hoje com o prefeito de Taubaté, João Saud, para discutir medidas de apoio aos metalúrgicos que estão perdendo o emprego e maneiras de reduzir o impacto da saída da Ford na economia da cidade. A cinquentenária fábrica da Ford em Taubaté produzia motores, transmissões e outros componentes. O campo de provas de Tatuí, também no interior paulista, vai ser mantido, mas com a equipe reduzida. Cerca de 1.700 trabalhadores atuavam nas unidades da montadora no estado.
Para
os metalúrgicos, a ideia é oferecer cursos de qualificação que os ajude a se
recolocar no mercado. Para a fábrica de Taubaté, o governo estadual vai tentar
encontrar um comprador. Pode não ser fácil. Levou mais de um ano para vender o
terreno da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, desativada em outubro de
2019.
Na Bahia, o governador Rui Costa já anunciou
a criação de um grupo de trabalho para tentar atrair outra montadora que
preencha o vazio a ser deixado pela Ford na cidade de Camaçari, 50 quilômetros
ao norte de Salvador. Inaugurada em 1997, a fábrica pioneira no Nordeste
empregava mais de 4 mil trabalhadores que montavam o Ka e o EcoSport. Apenas um
centro de desenvolvimento de produtos será mantido. Costa disse que já fez
contato com embaixadas de países asiáticos para convidar montadoras a se
instalar na região.
Os
sindicatos dos metalúrgicos de São Paulo e da Bahia também marcaram para esta
terça-feira (12) manifestações em frente às fábricas da Ford. Em Camaçari, cuja
fábrica fechou ontem, os funcionários pretendem marchar até o centro da cidade.
Os empregados da unidade de Taubaté, que será desativada ao longo do ano, vão
se mobilizar a partir das 8h30. Tentam negociar o pagamento de benefícios aos que
forem desligados.
Cerca
de 5 mil funcionários devem ser demitidos. Ao todo, a Ford Brasil tem 6.171
funcionários, sendo 1.652 em Taubaté, São Paulo e Tatuí; 4.059 na Bahia e 460
no Ceará. Algumas centenas de trabalhadores devem ser mantidos na sede da companhia,
no estado de São Paulo.
“A Ford encerrará a
produção à medida em que a pandemia de covid-19 amplia a persistente capacidade
ociosa da indústria e da redução das vendas, resultando em anos de perdas
significativas”, disse a montadora em nota.
Negócios
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Aposentado desde 2018, Ronaldinho Gaúcho surpreende ao assinar com clube da Itália aos 4...
Festejos Juninos: Entre a Tradição Cultural e os Princípios da Fé Cristã
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (25)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (25)
Festejos Juninos: Entre a Tradição Cultural e os Princípios da Fé Cristã
Aposentado desde 2018, Ronaldinho Gaúcho surpreende ao assinar com clube da Itália aos 4...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (25)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (25)