Por: Sérgio Ferreira
O Diário Oficial da União publica, nesta quarta-feira (2), portaria do Ministério da Educação (MEC),
determinando que instituições federais de ensino superior voltem às
aulas presenciais, a partir de 4 de janeiro de 2021. Para isso, as
instituições devem adotar um "protocolo de biossegurança", definido na Portaria MEC nº 572, de 1º de julho de 2020, contra a propagação do novo coronavírus (covid-19).

O documento estabelece ainda a adoção de recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação ou outros meios convencionais, que deverão ser “utilizados de forma complementar, em caráter excepcional, para integralização da carga horária das atividades pedagógicas”.
O texto da portaria diz, também, que as “práticas profissionais de estágios ou as que exijam laboratórios especializados, a aplicação da excepcionalidade”, devem obedecer às Diretrizes Nacionais Curriculares aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), “ficando vedada a aplicação da excepcionalidade aos cursos que não estejam disciplinados pelo CNE”.
O documento estabelece que, especificamente para o curso de medicina, "fica autorizada a excepcionalidade apenas às disciplinas teórico-cognitivas do primeiro ao quarto ano do curso, conforme disciplinado pelo CNE".
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Aposentado desde 2018, Ronaldinho Gaúcho surpreende ao assinar com clube da Itália aos 4...
Festejos Juninos: Entre a Tradição Cultural e os Princípios da Fé Cristã
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (25)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (25)
Festejos Juninos: Entre a Tradição Cultural e os Princípios da Fé Cristã
Aposentado desde 2018, Ronaldinho Gaúcho surpreende ao assinar com clube da Itália aos 4...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (25)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (25)