Indicação que visa disponibilizar médico nas especialidades de pediatria e ortopedia nos postos de saúde retorna à pauta da 65ª Sessão Ordinária; confira as demais proposições

Por Sérgio Ferreira 30/11/2020 - 14:59 hs

Por: Sérgio Ferreira

A Indicação nº 329/2020, de autoria vereador Jailson 'Jajai' (PSC), que solicita ao Executivo que todos os postos de saúde do município disponibilizem médico pediatra e ortopedista uma vez por semana, volta à pauta da Ordem do Dia na 65ª Sessão Ordinária nesta terça-feira, 1º de dezembro, além de demais proposições, de iniciativa dos vereadores. 

A proposição, de autoria do vereador Jajai, visa estabelecer o atendimento ao público nas duas referidas especialidades médicas: pediatria e ortopedia.

Segundo Jajai, a Indicação ao Executivo se faz necessária para disponibilizar essas duas especialidades para atender pacientes, muitas vezes, sem condições de pagar médicos particulares qualificados para tratarem sua saúde. 

"A Indicação visa instituir a inclusão de especialidades nos postos de saúde para ajudar a população que não tem sequer a menor possibilidade de pagar pelo atendimento de profissionais qualificados", explicou Jajai. 

A pauta também prevê a apreciação e votação de demais proposições, de autoria dos vereadores Eri Costa (MDB), Cleiton Bolly Bolly (MDB), Canjirana (PSL) e Sandro Moreira (PSL), a maioria delas com solicitações de intervenções de infraestrutura para as referidas localidades citadas, além de Indicações, de autoria dos vereadores Manoel Carteiro (Republicanos), Everton Paim (MDB) e Deni da Metalúrgica (PSD), com nomes de personalidades destacadas que serão agraciadas com a concessão do Título de Cidadão Simõesfilhense - edição 2020, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados no município. 

Na mesma sessão, serão votados em plenário dois Projetos de Lei, entre eles, o PL nº 003/2020, de autoria do vereador Arnoldo Simões (Republicanos), que reconhece atividades religiosas como serviços essenciais no município de Simões Filho e o PL nº 004/2020, de autoria do vereador Orlando de Amadeu (PSDB), que autoriza o Executivo a promover a Semana Municipal do Ciclismo, bem como a implantação de ciclovias e ciclofaixas no município de Simões Filho e dá outras providências, após terem passado pela apreciação e análise das respectivas Comissões Permanentes do Legislativo. 

Outro Projeto de Lei em pauta é o de nº 014/2020, de autoria do Executivo, que prorroga a vigência do auxílio emergencial Simões Filho Boa Gente, instituído pela Lei Municipal 1.155/2020. O PL será lido e encaminhado para as respectivas Comissões Permanentes da Casa Legislativa.

Durante as discussões em plenário, os parlamentares devem abordar às ações e medidas desenvolvidas no enfrentamento ao Coronavírus no Município como outro assunto incluído na pauta da Sessão. 

As Portarias Legislativas estabelecem as novas regras para o funcionamento do Legislativo, com base em medidas de saúde e sanitárias preconizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde para preservação da vida de vereadores, assessores e servidores. Apesar do retorno das sessões ordinárias, a Câmara informa que as medidas de restrição e prevenção estão mantidas pelas disposições contidas nos atos editados e publicados pela Casa sobre procedimentos e regras para fins de prevenção à infecção e à propagação da Covid-19.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Tel.: (71) 2108-7200/99326-1524 (WhatsApp)

E-mail: ascom@camarasimoesfilho.ba.gov.br

Facebook: www.facebook.com/camarasimoesfilho

Instagram: @camarasimoesfilho