PF deflagra megaoperação contra o tráfico internacional na Bahia e mais nove estados

Por Sérgio Ferreira 23/11/2020 - 09:26 hs

Por: Sérgio Ferreira

Uma ação conjunta entre a Polícia Federal e a Receita Federal contra o crime organizado está sendo deflagrada na manhã desta segunda-feira (23), na Bahia e em mais nove estados.

De acordo com a PF, a Opereção Enterprise é a maior operação do ano no combate à lavagem de dinheiro do tráfico de drogas e uma das maiores da história na apreensão de cocaína nos portos brasileiros, envolvendo uma organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa.

Cerca de 670 Policiais Federais e mais 30 servidores da Receita Federal cumprem 149 mandados de busca e 66 mandados de prisão. Além da Bahia, a ação acontece nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Pernambuco. As medidas foram expedidas pela 14ª Vara Federal de Curitiba.  

Ainda segundo a PF, estão sendo sequestrados aproximadamente R$ 400 milhões em bens do narcotráfico, sendo a maior operação do ano em sequestro patrimonial. Entre os itens estão aeronaves, imóveis e veículos de luxo, havendo a expectativa de que novos bens sejam identificados após o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

A Operação Enterprise também apreendeu a maior quantia de cocaína da história, com 50 toneladas da droga nos portos do Brasil, da Europa e da África. Para a polícia, o volume de apreensões situa essa organização criminosa como uma das maiores em atuação no país.

O esquema utilizado pelos criminosos consistia na lavagem de bens e ativos multimilionários no Brasil e no exterior com uso de várias interpostas pessoas (“laranjas”) e empresas fictícias, a fim de dar aparência lícita ao lucro do tráfico.

Foram expedidas, ainda, difusões vermelhas na Interpol para a prisão de oito investigados que estão no exterior, bem como a identificação e sequestro de bens em outros países.