Por: Sérgio Ferreira
Ministério da Saúde reestabeleceu o acesso (12) dos estados e municípios aos sistemas de notificação dos casos de coronavírus (Covid-19). Há sete dias os servidores do DataSUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde) foram bloqueados em virtude de um ataque hacker na rede ministerial, impossibilitando que os entes federados fizessem os lançamentos e o download das bases de dados. Como consequência, ocorreu um represamento de notificações.
A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) solicita aos 417 municípios que realizem as notificações atrasadas da Covid-19 nos sistemas oficiais, tais como SIVEP-Gripe, e-SUS Notifica, GAL/Lacen e o FORMSUS.
Vale ressaltar que a Covid-19 é uma doença de notificação imediata e que os dados epidemiológicos são de fundamental importância para avaliar o impacto das ações efetuadas e subsidiar efetivamente as decisões da gestão, como o planejamento e monitoramento das ações de saúde e o controle da doença.
É de vital importância que os sistemas de informações estejam atuais e com dados pertinentes. Permanece o prazo de 24 horas para o envio dos documentos após o óbito, assim como os encerramentos dos casos nos sistemas oficiais citados.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Aposentado desde 2018, Ronaldinho Gaúcho surpreende ao assinar com clube da Itália aos 4...
Festejos Juninos: Entre a Tradição Cultural e os Princípios da Fé Cristã
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (25)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (25)
Festejos Juninos: Entre a Tradição Cultural e os Princípios da Fé Cristã
Aposentado desde 2018, Ronaldinho Gaúcho surpreende ao assinar com clube da Itália aos 4...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (25)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (25)