Toffoli nega recurso de Witzel para adiar julgamento no STJ

02/09/2020 - 08:17 hs

Por Sérgio Ferreira

Julgamento sobre o afastamento de Witzel do mandato de governador do Rio foi mantido para a tarde desta quarta.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, negou o pedido de Wilson Witzel para adiar o o julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), marcado para a tarde desta quarta-feira (2). A sessão analisará a decisão que determinou o afastamento do político do mandato de governador do Rio de Janeiro.

O julgamento no STJ será na Corte Especial do tribunal, formada pelos 15 ministros mais antigos da Casa. Ao todo, o STJ tem 33 cadeiras. Na avaliação de técnicos do STJ, são necessários 10 dos 15 votos (quórum de 2/3) para que Witzel seja mantido afastado do cargo. O presidente do STJ só vota em caso de empate.

O afastamento de Witzel vale por 180 dias e foi determinado pelo ministro do STJ Benedito Gonçalves, a pedido da Procuradoria-Geral da República na Operação Tris In Idem. A força-tarefa, deflagrada na semana passada, investiga supostas irregularidades e desvios na saúde do estado.

Para pedir o adiamento do julgamento, a defesa de Witzel argumentou que não haveria tempo hábil para que o STJ julgue o tema antes da análise do recurso pelo STF.

Isso porque, argumentam os advogados, a notificação para que o STF e a Procuradoria-Geral da República (PGR) prestem informações sobre o tema foi enviada nesta terça.

Segundo Toffoli, os argumentos da defesa não justificam uma intervenção do STF.

“Anoto que a premissa invocada para suspender o julgamento colegiado do referendo da decisão de afastamento cautelar do requerente não é juridicamente válida para autorizar que esta Suprema Corte intervenha na organização jurídico-administrativa do Superior Tribunal de Justiça, soberano na condução das pautas de julgamento dos processos de sua competência", afirmou o presidente do STF.

Ministros que se declaram impedidos

Ao todo, quatro ministros do STJ se declararam impedidos e, com isso, não participarão do julgamento sobre o caso de Witzel.

Os quatro ministros são:

  • Felix Fischer (tem um ex-assessor advogando no caso);
  • João Otávio de Noronha (já declarou impedimento em um pedido de liberdade de Edmar Santos, ex-secretário de saúde do Rio e delator do suposto esquema de desvio de recursos para enfrentamento da pandemia);
  • Herman Benjamin (conhece advogados que atuam em outros processos sobre Witzel);
  • Jorge Mussi (um funcionário do gabinete teria proximidade com o advogado do caso).

Os quatro serão substituídos por: Isabel Gallotti, Antonio Carlos Ferreira, Villas Bôas Cueva e Marco Buzzi.