Kátia Oliveira destaca importância da BahiaInsulina: “Vai beneficiar mais de 12 milhões de brasileiros”

Por Sérgio Ferreira 27/08/2020 - 18:32 hs

Por Sérgio Ferreira

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) destacou a criação da Companhia Baiana de Insulina, a BahiaInsulina, que foi aprovada em sessão semipresencial pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) nesta quinta-feira (27). Com a implantação da nova estatal, que será concebida em sociedade de economia mista, a Bahia deverá se tornar autossuficiente em insulina. 


“A BahiaInsulina terá sede em Simões Filho e trará muitos benefícios para todo o estado e para o país. Além da geração de emprego e renda, a estatal irá beneficiar mais de 12 milhões de diabéticos no país, uma vez que a insulina será produzida aqui e não mais precisará ser importada, como é hoje”, afirmou a deputada.


Hoje, ressalta Kátia Oliveira, são mais de 200 mil baianos com diabetes e necessitam do hormônio. “A produção nacional de insulina representa também um grande passo estratégico, uma vez que essa será a primeira fábrica do Hemisfério Sul a produzir insulina”, destacou Kátia, lembrando que anteriormente o material era importado da Europa e dos Estados Unidos.


A Bahiainsulina irá utilizar a bactéria Escherichia Coli para produzir a substância, emulando um hormônio semelhante ao produzido naturalmente pelo corpo humano.