A Lava Jato no Rio faz uma nova operação nesta quinta-feira (25)

Por Sérgio Ferreira 25/07/2020 - 08:54 hs

Por Sérgio Ferreira

A Lava Jato no Rio faz nova operação sobre propina na Eletronuclear e mira Silas Rondeau, ex-ministro de Lula. Advogada diz ao JN que a mulher de Queiroz passava temporadas em Atibaia. Ana Rigamonti conta que conviveu com o ex-assessor de Flávio Bolsonaro no ano passado, "criou vínculo de amizade" e até emprestou carro. Marco do saneamento, que abre o setor para empresas privadas, é aprovado no Senado e vai para sanção de Bolsonaro. Arrecadação com royalties do petróleo tomba 30,8% em maio. Após apontar estabilidade, governo diz que pandemia continua avançando. O Brasil se aproxima de 54 mil mortes por coronavírus. O Assunto fala sobre o trabalho de quem vive de fazer entregas.

A Lava Jato no Rio faz uma nova operação nesta quinta-feira (25) sobre pagamento de propina na Eletronuclear e mira Silas Rondeau, ex-ministro de Minas e Energia entre 2005 e 2007 (no segundo governo Lula). São cumpridos 12 mandados de prisão e 17 de busca no Rio, em SP e no DF em investigação que tem como base delação de 2 lobistas ligados ao PMDB presos em 2017.

Mulher de Queiroz em Atibaia

Advogada diz que mulher de Queiroz passava temporadas na casa em Atibaia

Advogada diz que mulher de Queiroz passava temporadas na casa em Atibaia

A advogada Ana Flávia Rigamonti, que trabalhou no escritório do ex-advogado da família Bolsonaro, Frederick Wassef, a partir de 2019, contou ao Jornal Nacional que conviveu com Fabrício Queiroz na casa em que ele foi preso, em Atibaia, no interior de São Paulo. Ela afirmou que a mulher de Queiroz, Márcia de Oliveira Aguiar, que está foragida, passou temporadas no imóvel e que chegou a emprestar o carro para Queiroz. Veja a entrevista no vídeo acima.

Destino das 'rachadinhas'

A Justiça do RJ decide hoje o destino de ação contra Flávio Bolsonaro sobre as "rachadinhas". Se o processo for ao Órgão Especial, desembargadores podem anular atos tomados até agora na 1ª instância e, assim, possibilitar saída de Queiroz da cadeia. O senador, filho do presidente Jair Bolsonaro é apontado pelo Ministério Público estadual como chefe de uma organização criminosa.

Marco do saneamento básico

O Senado aprovou o projeto que institui o novo marco legal do saneamento básico, que abre o setor para empresas privadas. O texto, aprovado por 65 votos a 13, segue para sanção do presidente da República.

Em meio ao colapso da demanda por petróleo no mundo e derretimento dos preços internacionais, a arrecadação do país com royalties e participações especiais sofreu um forte tombo nos últimos meses. Caiu 30,8% em maio e pode cair mais de R$ 12 bilhões este ano. A queda é um choque para as receitas da União, estados e municípios.

Pandemia avança no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou a ampliação de testes para Covid-19 e afirmou que os casos do surto seguem crescendo no país. Cerca de um quarto da população será testada para a doença. O Brasil já tem 53.895 mortos e 1.193.609 casos confirmados.

A República Democrática do Congo tem enfrentado graves desafios na saúde pública. Além da Covid-19, que assolou o mundo inteiro em 2020, o país africano convive com surtos recorrentes do vírus Ebola e do sarampo.

Apesar de ser considerado modelo em meio à pandemia, Portugal é esnobado por seus vizinhos europeus. Entenda no blog da Sandra Cohen.

A pandemia mudou a vida dos entregadores de aplicativos. Para melhor? Nem tanto. A categoria está se organizando para apresentar reivindicações. Ouça e entenda como anda o movimento dos integrantes do setor.

O governo de São Paulo anunciou a retomada das aulas presenciais a partir do dia 8 de setembro em toda a rede de ensino do estado. A medida vale tanto para a rede pública quanto a privada, da educação infantil até o ensino superior. Entenda como será.

Emergência contra gafanhotos

A nuvem de gafanhotos que estava até ontem a 130 km e avança em direção ao Brasil levou o Ministério da Agricultura a declarar estado de emergência fitossanitária nas áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que permite esses estados a contratar pessoal e importar defensivos agrícolas para conter a praga.

Pragas: realidade x ficção

Uma nuvem de gafanhotos se aproxima do Brasil, põe plantações em risco e preocupa autoridades. No cinema, infestação de animais, que incluem sapos e tubarões, também já causaram devastação. Veja lista de filmes com referências às Pragas do Egito.

Daqui a 30, 50 anos ou 100 anos, como será explicar às futuras gerações o que foram todas as privações e mudanças durante a pandemia do coronavírus? Por isso, pessoas contam em site o que mudou na visão de mundo com a pandemia e o que perderam na vida após a quarentena.

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga a terceira parcela do auxílio emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família. Veja o calendário da ajuda do governo e tire dúvidas. E lembre-se: o trabalhador que tem direito ao benefício e ainda não se inscreveu no programa tem pouco tempo, pois o prazo termina no dia 2 de julho.

Veja como declarar imóveis quitados, financiados ou na planta e dicas para auxiliar o contribuinte que comprou, vendeu, tem ou tinha uma casa ou apartamento em 2019.

João Carlos Martins faz 80 anos

Maestro João Carlos Martins — Foto: Divulgação

João Carlos Martins chega aos 80 anos como maestro da arte da superação. O pianista faz live hoje para celebrar as oito décadas de vida marcada por movimentos heroicos para driblar as adversidades que quase o tiraram de cena.

Hoje tem shows de Emicida, Elba Ramalho, John Legend, Preta Gil, Solange Almeida, Dorgival Dantas, Teresa Cristina... Veja a lista e horários.