Por Sérgio Ferreira
Hoje é sexta-feira, 24 de julho, e o Brasil tem 2,2 milhões de casos confirmados de coronavírus. O número de mortos pela Covid-19 no país é de mais de 84 mil.
A média móvel de novas mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.055 óbitos, aumento de 2% em relação aos dados registrados em 14 dias. Já a média móvel de casos foi de 39.316 por dia, um crescimento de 5% em relação aos casos registrados em 14 dias.
Em todo o mundo, três países já superaram a marca de 1 milhão de diagnósticos: Estados Unidos (4 milhões), Brasil (2,2 milhões) e Índia (1,2 milhão).
Abaixo, o G1 reúne as principais notícias do dia sobre coronavírus:
François Venter, professor da Universidade Wits, em Joanesburgo, na África do Sul, se voluntaria para testes da vacina para a Covid-19, primeiros na África do Sul, no Hospital Chris Hani Baragwanath, em Soweto, no dia 14 de julho. — Foto: Luca Sola/AFP
A cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Soumya Swaminathan, afirmou nesta sexta-feira (24) que os testes para Covid-19 poderão ser aprovados com mais rapidez após resultados indicarem segurança na imunização. Segundo ela, testes sobre a eficácia e segurança das vacinas – um processo que geralmente leva anos – poderão ser acelerados para seis meses em meio à pandemia, caso haja informação suficiente para emitir registros.
Estrutura de enzimas produzidas pelo Sars CoV-2 — Foto: Nature Communications/Reprodução
Pesquisadores conseguiram desvendar uma enzima importante para o Sars CoV-2. Com a ajuda dela, o vírus consegue fazer alterações genéticas e não ser rastreado como um invasor ao entrar no corpo, uma espécie de camuflagem contra o sistema imunológico. A descoberta do mecanismo usado pelo vírus para não ser reconhecido pode ajudar no desenvolvimento de novos medicamentos contra a Covid-19, dizem os autores. O estudo foi publicado pela "Nature Communications" nesta sexta-feira (24).
Passageiras usam máscaras para se proteger contra o coronavírus em ônibus em Tel Aviv, Israel — Foto: Reuters/Amir Cohen
A representação europeia da Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou nesta sexta-feira (24) estar "preocupada" com o ressurgimento da Covid-19 em alguns países do continente e pediu que suspendam as restrições "com cuidado" ou até que as restabelecessem se é necessário. Entre os países que acumulam um número significativo de novos casos, incluindo um aumento, estão: Israel; Montenegro; Luxemburgo; Bósnia; Sérvia; Romênia e Bulgária.
Mais de três milhões de infecções pelo novo coronavírus foram registradas na Europa, segundo balanço feito pela agência France Presse, nesta quinta-feira (23), com base em fontes oficiais.
Foto de arquivo mostra leão e filhote no Zoológico do Bronx, em Nova York — Foto: Reprodução/Facebook/Zoológico do Bronx
Pesquisadores dos Estados Unidos descobriram duas linhagens diferentes do coronavírus Sars-Cov-2 em felinos do Zoológico do Bronx, em Nova York. O estudo foi publicado com prévia (pré-print) e ainda aguarda a revisão de outros cientistas. O zoológico havia reconhecido em março deste ano que quatro tigres e três leões apresentaram sintomas leves de Covid-19, e todos os animais foram submetidos ao teste RT-PCR (cotonete) para o diagnóstico da infecção.
Os pesquisadores não conseguiram identificar a origem do vírus que infectou os leões. No entanto, os dados epidemiológicos e análises genéticas apontaram similaridades entre os tipos de vírus encontrados nos tigres e em cuidadores que também tiveram a doença, o que pode indicar uma transmissão humano-animal. Não há, até o momento, evidências de que o coronavírus possa ser transmitido por animais.
G1
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Aposentado desde 2018, Ronaldinho Gaúcho surpreende ao assinar com clube da Itália aos 4...
Festejos Juninos: Entre a Tradição Cultural e os Princípios da Fé Cristã
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (25)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (25)
Festejos Juninos: Entre a Tradição Cultural e os Princípios da Fé Cristã
Aposentado desde 2018, Ronaldinho Gaúcho surpreende ao assinar com clube da Itália aos 4...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (25)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (25)