Província de Hubei, na China, confirma mais 25 vítimas e o total de mortes por coronavírus sobe para 132

Hubei é a província onde fica a cidade de Wuhan. Novo balanço aponta ainda a confirmação de mais 1,4 mil casos, elevando para cerca de 5,9 mil infectados.

Por Sérgio Ferreira 29/01/2020 - 09:11 hs

Por visual News Noticias / Sérgio Ferreira

A província de Hubei, na China, confirmou nesta terça-feira (28) mais 25 mortes. A agência estatal CGTN elevou para 132 o número total de mortes pelo novo coronavírus, sendo 125 apenas na província, que tem a cidade de Wuhan, considerada o epicentro da doença. Com o novo balanço, mais 1.401 casos foram confirmados, elevando para 5.997 infectados no mundo.

  • Os casos do novo coronavírussuperaram os da epidemia de SARS-Cov nas primeiras semanas de surto, de acordo com dados a Organização Mundial da Saúde (OMS).
  • Hong Kong anunciou que vai suspender o trens de longa distância que ligam o território semiautônomo com a China continental a partir de quinta-feira (30) em uma tentativa de conter a expansão do vírus.
  • O embaixador do Brasil em Pequim disse que a China não autorizou voos para a retirada de estrangeiros da província de Hubei; ao menos 11 países têm planos para enviar aviões.
  • O Ministério da Saúde investiga três casos suspeito de coronavírus no Brasil.
  • Autoridades de saúde da Alemanha informaram que o paciente diagnosticado na segunda-feira (27) foi infectado em solo alemão; é o primeiro caso de transmissão autóctone da Europa.
  • O Japão também confirmou a transmissão interna do vírus no país: um motorista de ônibus teria transportado turistas de Wuhan e se infectou na cidade de Nata

  • ·  Nesta terça-feira (28), o Ministério da Saúde anunciou dois novos casos suspeitos do coronavírus 2019-nCoV, um em São Leopoldo (RS) e outro em Curitiba (PR). Mais cedo, o governo havia noticiado a investigação de um caso em Belo Horizonte (MG). Não há casos confirmados no Brasil.

    Com esses novos casos em investigação, o ministério elevou a classificação de risco do Brasil para o nível 2, que significa "perigo iminente". A mudança de patamar faz parte de um protocolo envolvendo a escala, que vai de 1 a 3 - o nível mais elevado só é ativado quando são confirmados casos transmitidos em solo nacional.

  • Nível 1 - alerta
  • Nível 2 - perigo iminente
  • Nível 3 - emergência em saúde publica

Além disso, orienta que brasileiros evitem viajar à China ou embarquem somente em casos de extrema necessidade.

Os Estados Unidos expandiram o rastreamento de chegadas da China de cinco para 20 aeroportos e considerariam impor novas restrições de viagens, de acordo com a agencia Reuters. A United Airlines informou que suspenderá alguns vôos entre os Estados Unidos e a China por uma semana a partir de 1º de fevereiro.

Já a Mongólia é o primeiro país a fechar as fronteiras terrestres com a China, enquanto a Malásia tem proibido as pessoas da província chinesa de Hubei, a mais afetada, de viajarem ao país. A Alemanha e a Turquia desaconselham seus cidadãos de viajarem para território chinês.



·