Deputada Kátia Oliveira : Governo do Estado inicia reforma do Colégio Estadual de Aratu (COLEJÃO) em Simões Filho

Por Sérgio Ferreira 14/01/2020 - 17:26 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

Após a deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) denunciar as péssimas condições de estrutura das 11 escolas estaduais de Simões Filho, entre elas, o Colégio Estadual de Aratu (Colejão), o governo do Estado atendeu e a reforma da unidade de ensino no município e as obras já foram iniciadas.

As intervenções na reforma do famoso Colejão, que está com a estrutura completamente deteriorada, são fruto da indicação apresentada pela deputada Kátia Oliveira ao Executivo estadual.


Segundo a deputada, as unidades de ensino enfrenta graves problemas de infraestrutura, além da falta de manutenção regular, prejudicando cerca de 7 mil alunos que estudam na rede estadual do município.

“Causa espanto a situação deplorável em que se encontram as 11 escolas públicas estaduais localizadas em Simões Filho. As atuais condições físicas e materiais das unidades de ensino são obstáculos que dificultam a aprendizagem escolar, de modo que o governo do estado deve atuar na reforma geral e requalificação completa dessas escolas, que abrigam aproximadamente 7 mil estudantes, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio”, afirmou Kátia.

Ainda conforme a parlamentar, o governo tem feito alguns serviços paliativos, que não resolvem o problema. Justamente por isso, ela apresentou uma indicação pedindo ao governador Rui Costa (PT) a reforma das 11 escolas estaduais de Simões Filho, além de tornar regular os serviços de manutenção predial, sobretudo a pintura, iluminação e roçagem das unidades de ensino.

Para Kátia Oliveira, é imprescindível que a escola possua a infraestrutura adequada em todos os espaços, garantindo o bem-estar e a segurança de todos os membros da comunidade acadêmica. “Neste sentido, cabe ao Estado intervir na manutenção predial das unidades de ensino, sob pena de comprometer o pleno desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem e colocar em risco a integridade física de professores, alunos e técnicos administrativos”, disse.

Ela lembrou, ainda, que a Bahia ostenta indicadores negativos na área. O Todos pela Educação, por exemplo, aponta que 56,7% dos baianos não concluem o último ciclo da educação básica. Além disso, segundo o Ministério da Educação, a Bahia possui o pior ensino médio do país, levando-se em conta a última colocação no ranking do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

“Inclusive, o governador Rui Costa, afirmou após a reeleição e, posteriormente, ratificou na abertura dos trabalhos legislativos, em 2019, que a educação será prioridade do novo mandato. É preciso sair do campo do discurso e colocar em prática esta promessa”, ressaltou a deputada.

Confira a indicação n 22.801/2019 apresentada pela deputada: