Líder supremo do Irã diz que ataque com mísseis é um 'tapa na cara' dos EUA

Por Sérgio Ferreira 08/01/2020 - 09:25 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quarta-feira (8) que os ataques com mísseis de Teerã contra alvos dos EUA no Iraque foram "um tapa na cara" dos Estados Unidos.

O Irã lançou mais de uma dúzia de mísseis contra alvos dos EUA em uma retaliação pela morte do comandante iraniano Qassem Soleimani em um ataque por drone dos EUA na semana passada. As duas bases atacadas no Iraque abrigam forças americanas e iraquianas.

"Uma ação militar como essa não é suficiente. O importante é acabar com a presença corrupta da América na região", disse Khamenei em um discurso televisionado.

"Esta região não aceitará a presença da América", disse ele, renovando a antiga demanda de Teerã por Washington para retirar suas forças.

Khamenei também descartou qualquer retomada das negociações com Washington sobre o acordo nuclear de 2015.

Os Estados Unidos se retiraram do pacto entre Teerã e as potências mundiais em 2018 e, desde então, impuseram novas sanções duras, reduzindo as exportações de petróleo do Irã e martelando sua economia.

O Irã reduziu seus compromissos com o pacto nuclear após o assassinato de Soleimani.

All is well! Missiles launched from Iran at two military bases located in Iraq. Assessment of casualties & damages taking place now. So far, so good! We have the most powerful and well equipped military anywhere in the world, by far! I will be making a statement tomorrow morning.

January 8, 2020

"Tudo está bem! Mísseis lançados do Irã em duas bases militares localizadas no Iraque. Avaliação das vítimas e danos estão ocorrendo agora. Por enquanto, tudo bem! Temos, de longe, as forças armadas mais poderosas e bem equipadas do mundo! Farei uma declaração amanhã de manhã".

A equipe de Trump estava se preparando para um possível pronunciamento ainda esta noite, mas, depois, a Casa Branca informou que ele não falaria.

Mais cedo, a assessora de imprensa de Trump, Stephanie Grisham, informou que ele estava a par dos ataques, e, depois, declarou que não haveria mais comunicados da Casa Branca nesta terça (7).

"O presidente foi informado e está monitorando a situação de perto e consultando sua equipe de segurança nacional", disse.

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, e o secretário da Defesa, Mark Esper, foram à Casa Branca, mas depois deixaram o local, junto com o vice-presidente, Mike Pence.

Pouco antes de Trump, o ministro de Relações Exteriores do Irã, Javad Zarif, escreveu, também no Twitter, que "o Irã adotou e concluiu medidas proporcionais em autodefesa". "Nós não buscamos a escalada [do conflito] ou a guerra, mas nos defenderemos de qualquer agressão", acrescentou.