Câmara aprova construção de Unidade Básica de Saúde no bairro Góes Calmon e demais indicações na 32ª sessão ordinária

Por Sérgio Ferreira 13/11/2019 - 06:31 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

A Câmara, sob a presidência do vereador Orlando de Amadeu (PSDB), aprovou por unanimidade na 32ª sessão ordinária nesta terça-feira (12), a indicação nº 188/2019, que solicita a construção de um prédio próprio para o funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Góes Calmon, além de demais proposições incluídas em pauta na Ordem do Dia.

O vereador Adailton Caçambeiro (PRP) é o autor da indicação nº 188/2019, que pede ao Executivo que providencie a construção de um prédio próprio para o funcionamento de uma UBS na localidade.

De acordo com o edil, a solicitação tem por objetivo construir um prédio próprio para uso exclusivo como unidade de saúde em razão da unidade atual está abrigada em um prédio cedido pela empresa VLI.

“Com essa indicação, saliento a preocupação de um posto de saúde naquela comunidade, pois o prédio não é do município, é da linha férrea, da VLI. Por isso, eu peço que seja construída uma unidade de saúde naquela comunidade, porque saúde é coisa séria e não podemos deixar de pedir por aquela comunidade”, disse Caçambeiro.

Já o Projeto de Lei nº 019/2019, de autoria do Executivo, que autoriza a realização de parcerias através de Termo de Colaboração, Termos de Fomento ou Acordos de Cooperação com Organizações da Sociedade Civil para a consecução de finalidades de interesse público, o Projeto de Lei de nº 020/2019, também de iniciativa do Executivo, que autoriza a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal, com a garantia da União, e dá outras providências e o Projeto de Lei de nº 027/2019, de autoria do vereador Adailton Caçambeiro, que institui o “Dia Municipal do Líder Comunitário” a ser comemorado no 4º domingo do mês de agosto foram lidos em plenário e encaminhados para a análise e discussão pelas respectivas Comissões Permanentes de Justiça e Finanças da Casa.

De autoria do vereador Arnoldo Simões (PRB), foi aprovada por unanimidade a indicação nº 177/2019 que solicita ao Executivo a construção de contenção de concreto, na Avenida Elmo Serejo Farias, no trecho próximo ao Colégio Diácono Fernando de Brito Simões.

O vereador Manoel Carteiro (PSB) apresentou indicação nº 178/2019, aprovada por unanimidade, que solicita ao Executivo a pavimentação asfáltica e a iluminação em LED na Rua Bela Vista, localizada no bairro de Mapele.

O vereador Elimário Lima (PSDB) requer ao Executivo por meio de indicação nº 179/2019, aprovada por unanimidade, a necessidade de recuperação e preservação dos mananciais de água do final de linha de Mapele – Guinda, Chafariz e Fonte Grande.

Por meio de indicação nº 181/2019, aprovada por unanimidade, o vereador Deni da Metalúrgica (PSD) requer ao Executivo a instalação de uma academia ao ar livre, no calçadão em torno da Avenida Elmo Serejo Farias, próximo ao Condomínio João Filgueiras.

O vereador Orlando de Amadeu (PSDB) requer ao Executivo indicação nº 182/2019, aprovada por unanimidade, a implantação de um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), no bairro de Palmares. A proposição reitera a indicação de nº 108/2017 já apresentada à Mesa Diretora do Legislativo.

O vereador Cleiton Bolly Bolly (SD) indica através de proposição  nº 183/2019, aprovada por unanimidade,  a construção do Teatro de Simões Filho a ser denominado “Teatro Água Comprida”.  

Por meio de indicação nº 184/2019, aprovada por unanimidade, o vereador Jailson ‘Jajai’ (PP) requer a pavimentação asfáltica nas Ruas J e 22 de Abril, no bairro Parque Continental. A proposição reitera a indicação nº 284/2018 já solicitada à Mesa Diretora.

O vereador Eri Costa (DEM) também apresentou proposição, desta vez, a indicação nº 185/2019, aprovada por unanimidade, que solicita a implantação de ensino em tempo integral na Escola Manoel Evangelista da Silva, no bairro Convel.

De autoria do vereador Del (SD), a indicação nº 186/2019, aprovada por unanimidade, solicita ao Executivo a construção de uma praça com parque infantil e quadra poliesportiva no bairro Jardim Renatão.

Entre as indicações aprovadas por unanimidade, está também a de nº 187/2019, de autoria do líder do governo na Câmara, vereador Manoel Almeida “Neco” (PSD), que solicita ao Poder Executivo a reforma das passarelas localizadas na Praça da Bandeira e nas Avenidas ACM e Walter Aragão de Souza.

Palavra Franqueada

Durante o tempo da Palavra Franqueada, o primeiro a discursar foi o vereador Orlando de Amadeu que parabenizou ao prefeito Diógenes Tolentino, a secretária de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Sirliane Ribeiro e toda a equipe da Sejuv pelo trabalho desenvolvido na realização da Copa Interbairros com todas as categorias, mulheres, jovens e infantil ao destacar a grande final no último domingo, no Campo do Vasco entre os times dos bairros Simões Filho 1 e de Góes Calmon. Em outro momento da fala, o edil criticou a postura de quem propaga somente o negativo sobre a cidade e defende a propagação de uma Simões Filho como uma cidade próspera que tem se desenvolvido e citou como exemplo, o evento de aniversário de 58 anos de emancipação política do município onde havia mais de 120 mil pessoas nos três dias de festa. Na oportunidade, fez questão de frisar que a deputada estadual Kátia Oliveira pretende destinar R$ 1,2 milhão de emenda impositiva, assim como o deputado federal Paulo Azi (DEM) e a deputada Dayane Pimentel (PSL) que garantiram emendas para a cidade.

O segundo a fazer uso da Palavra Franqueada foi o líder do governo, Neco Almeida, que ao citar a iniciativa do colega Manoel Carteiro em promover uma audiência pública sobre o sistema de transporte ferroviário, comentou que na obra da passarela, existe uma degradação do equipamento, pois, segundo Neco, não é responsabilidade do prefeito, uma vez que é uma obra conveniada do governo federal, em especial, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). “Isso é uma preocupação enorme para aquelas pessoas que residem próximo e que ali atravessam a linha do trem. Nós estamos buscando o melhor para Simões Filho e, sobretudo, a segurança daqueles que ali atravessam”, disse Neco. O parlamentar enalteceu a inauguração da Praça Thomaz Beltrão, na quinta-feira (7), no bairro Parque Continental, segundo ele, “um equipamento maravilhoso e de qualidade com um campo de grama sintética jamais visto na Região Metropolitana”. Reforçando a fala de Orlando, Neco voltou a destacar a visita da deputada estadual Kátia Oliveira que garantiu liberação de emenda impositiva de um pouco mais de R$ 1 milhão, além da presença dos deputados federais Paulo Azi e Dayane Pimentel que vão disponibilizar emendas para o município.

Antes do final da sessão, o primeiro-secretário, vereador Eri Costa anunciou a realização de uma Audiência Pública, proposta pelo vereador Manoel Carteiro. O encontro será nesta quinta-feira (14), 14h, no plenário da Câmara, onde vai discutir sobre “impactos negativos na implantação do monotrilho em substituição ao trem e a importância da revitalização da ferrovia”.

Além disso, também está prevista para o dia 18/11, às 14h, a realização de uma Audiência entre os vereadores e a APLB - Sindicato para esclarecer as reivindicações dos profissionais de educação.