Trump prepara medida para banir cigarro eletrônico com sabor nos EUA

Por Visual News Notícias 03/11/2019 - 08:40 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

O governo de Donald Trump está finalizando 1 projeto para banir todos os vaporizadores (cigarros eletrônicos) com aromatizantes nos Estados Unidos. O anúncio deve ser divulgado na próxima semana, informa o Axios.

A única excessão valerá para os sabores de tabaco e mentol. Para autoridades de saúde do país norte-americano, estas categorias são mais populares entre os adultos praticantes do vaping [ato de fumar 1 cigarro eletrônico], do que entre crianças.

O presidente dos EUA já havia dito, em setembro, que uma proibição total dos e-cigarettes no país estava próxima –quando foram divulgados os primeiros casos de doenças e mortes ligadas ao uso do dispositivo.

Mas integrantes do próprio governo reagiram mal à promessa do mandatário norte-americano. O gerente de campanha de Trump, Brad Parscale, apresentou dados de pesquisas que indicam que uma proibição total poderia prejudicar as chances de reeleição do republicano em 2020.

Os avisos, no entanto, parecem não ter surtido efeito. Segundo o Axios, a primeira-dama dos EUA, Melania Trump, é uma defensora da proibição do vaping.

A Juul, maior fabricantes de e-cigarettes nos Estados Unidos, já determinou o fim da venda de produtos com sabor –tanto on-line quanto em lojas físicas–, exceto os sabores de tabaco, mentol e hortelã.

EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA

Doenças pulmonares ligadas ao uso do vaping estão sendo relatadas nos EUA. Só este ano, já foram confirmados mais de 1.299 casos relacionados e 27 mortes. Sintomas vão de falta de ar, tosse, náusea, vômito, até sangue nas vias respiratórias.

A suspeita, segundo autoridades de saúde norte-americanas, é de que os e-cigarettes estejam inserindo partículas de gordura nos pulmões –impedindo a absorção do ar e gerando falta de fôlego.

A Juul detém ⅓ do mercado norte-americano de cigarros eletrônicos. Depois dos perigos em relação ao produto terem sido amplamente divulgados pela mídia norte-americana, a empresa foi prejudicada. O CEO da Juul, Kevin Burns, pediu afastamento do cargo em 25 de setembro. Em comunicado, a companhia também afirmou que suspenderia “todas as propagandas e publicidade de produtos digitais” no país.

Nos EUA, cerca de 2/3 dos casos de doenças relacionadas ao uso do cigarro eletrônico se deram com pessoas entre 18 a 34 anos de idade. Outros 15%, com menores de 18 anos. Aproximadamente 70% dos afetados são homens.

Os Estados de Michigan e Nova York já anunciaram a proibição de todos os cigarros eletrônicos com sabor. Já Massachusetts impediu a venda temporariamente, por 3 meses.

O site Business Insider compila, com frequência, em ordem cronológica, todos os fatos relevantes sobre o vaping e mortes relacionadas nos EUA. Leia aqui (em inglês). No Brasil, os cigarros eletrônicos também têm sido assunto para audiências públicas.