Em posse, Aras elogia Moro e força-tarefa

Por Visual News Notícias 03/10/2019 - 07:32 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

Em discurso de posse, ontem, o procurador-geral da República, Augusto Aras, disse que o Ministério Público deve ter autonomia e independência. Aras citou o enfrentamento à corrupção como prioridade, além de elogiar procuradores da Operação Lava Jato e o então juiz federal e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.

“As operações, em especial a Lava Jato, trouxeram as práticas condenadas frutos de modelos de governança de séculos. O ministro Sergio Moro aqui presente, procuradores de São Paulo, Curitiba, Rio e vários Estados sempre serão lembrados pela coragem com que desempenharam suas funções”, disse Aras.

Aras, que defendeu “Ministério Público atuante, mas responsável”.

As condutas de procuradores do Paraná e do juiz Sergio Moro são questionadas por réus da Lava Jato, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que alegou parcialidade na acusação e usou nos argumentos trocas de mensagens vazadas pelo site The Intercept Brasil - cuja autenticidade não é reconhecida por procuradores e por Moro.

Aras disse também que a PGR “vai continuar no enfrentamento de todo tipo de criminalidade, macro ou mínima”. “Sou descendente de obstinados sertanejos de Canudos e, por isso, me sinto fortalecido”, disse.

Além de Aras, o presidente Jair Bolsonaro discursou. “Confesso, Aras, que foi amor à primeira vista”, disse.

“O apelo que faço apenas a todos do MP, é importante investigar, é importante fazer cumprir a lei. Mas, por muitas vezes, se nós não estivermos num caminho certo, mesmo bem intencionados, nos proponhamos a corrigir. Corrigir é melhor que uma possível sanção lá na frente. Somos humanos, erramos”, disse ainda Bolsonaro.

A mesa do auditório da PGR, ladearam Augusto Aras os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), bem como ministros Sergio Moro e Onix Lorenzony, da Casa Civil.