Muita água nessa hora: hidratação é regra para enfrentar período mais quente do ano

Recomendação se mantém mesmo com o refresco da chuva

Por Visual News Notícias 03/10/2019 - 07:07 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

Bebeu água? Tá com sede? Olha, olha, olha, olha a água mineral. O hit que já virou um hino de carnaval não sai da boca dos vendedores ambulantes, que vêm faturando alto com a venda de água desde maio, quando a meteorologia registrou, antes de quarta-feira, a última chuva em solo goiano. A chuva da semana passada até refrescou o clima, diminuindo as altas temperaturas e aumentando a umidade relativa do ar. Mas, segundo especialistas, a hidratação continua no topo da lista quando o assunto é o cuidado com a saúde.

Nos dias mais quentes, além da garrafinha de água, as frutas são companheiras inseparáveis da recepcionista Denise Ferreira, 20 anos. Já descascadas e picadas, elas acompanham a também estudante dentro de marmitas preparadas no dia anterior. No pote, reinam as preferidas: manga, abacaxi, melancia e laranja. “Sempre fui muito cuidadosa com a saúde. Me alimento bem, faço atividades físicas cinco vezes por semana e durmo pelo menos oito horas por noite. Mesmo assim, não há hábito saudável que proteja a gente do desânimo nos dias mais quentes”, conta.

Segundo a nutricionista Maíra Azevedo, o cansaço excessivo é comum em dias de muito calor, sintoma que pode ser agravado quando a pessoa não ingere uma quantidade razoável de água. “Nesses casos, há um risco maior do corpo ficar desidratado, sem líquido suficiente para funcionar, quadro que pode levar o paciente ao coma e até à morte”, alerta, apontando idosos, crianças e gestantes como os três grupos mais suscetíveis à doença. Para ajudar no cálculo do volume a ser ingerido por dia, a especialista ensina uma conta simples: 40 ml de água para quilo de peso corporal.

No caso de Denise, que pesa 69 quilos, bastariam 2,7 litros por dia, mas, graças à disciplina, a recepcionista insere cerca de 3,5 litros da bebida na rotina puxada. De segunda a sexta, ela vai para a academia de manhã, trabalha à tarde e estuda à noite. Antes de sair de casa, abastece a garrafa de água e faz a marmita do dia. “Assim que acordo, antes de comer qualquer coisa, bebo água. E durante o dia vou reabastecendo a jarra.” Para não esquecer de se hidratar, ela tem a ajuda do aplicativo Water Time, software que envia alertas sonoros para lembrar o usuário de esvaziar o copo.

Para estar com a hidratação em dia, a dica de Maíra Azevedo é ir além da água e apostar, por exemplo, em sucos naturais, isotônicos, chás gelados e água de coco – sempre natural. “É importante lembrar que as outras bebidas não substituem a água e que, por conta da grande quantidade de corante e açúcar, sucos industrializados devem ficar fora da lista”, orienta. No copo, um dos grandes vilões é o refrigerante, rico em açúcar, sódio, corantes e conservantes – verdadeiros venenos para o organismo e que aumentam os ricos de doenças como diabetes, osteoporose e gastrite.

Beba sem moderação
Seis razões para fazer da água sua melhor amiga:
- Controle da pressão sanguínea
- Prevenção de cãibras
- Melhora do funcionamento do intestino
- Aumento da resistência física
- Auxílio no processo de emagrecimento
- Melhora do aspecto da pele

Maíra Azevedo: “É importante lembrar que as outras bebidas não substituem a água”