Vereadores prestigiam desfile cívico que marcou as festividades de 7 de Setembro no Centro da cidade

Por Sérgio Ferreira 08/09/2019 - 23:48 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

Os Simõesfilhenses se reuniram no Centro da cidade onde ocuparam às ruas da sede do município e demonstraram todo o seu sentimento de civismo e de patriotismo na manhã deste sábado (7), prestigiando o desfile de 7 de Setembro, data de comemoração alusiva aos 197 de Independência do Brasil. O dia ensolarado e, ao mesmo tempo de chuva, não tiraram o brilho e o encanto da festa.


Diversos vereadores, como o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), Adailton Caçambeiro (PRP), Arnoldo Simões (PRB), Cleiton Bolly Bolly (SD), Del (SD), Deni da Metalúrgica (PSD), Elimário Lima (PSDB), Eri Costa (DEM), Everton Paim (PSD), Genivaldo Lima (DEM), Jailson ‘Jajai’ (PP), o líder do Governo, Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Manoel Carteiro (PSB) e Vel Silva (PRP) fizeram questão de marcar presença no palanque oficial das autoridades e prestigiar o desfile ao lado do prefeito Diógenes Tolentino, da deputada estadual Kátia Oliveira, do vice-prefeito e secretário de Cultura, Sid Serra. Além deles, estiveram presentes secretários municipais, lideranças e autoridades políticas e militares, entre eles, representantes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Forças Armadas do Brasil, Marinha, além de servidores públicos e os Jovens Vereadores.


Neste ano, o evento teve como tema “Educação Criadora: Olhar além do que se ver” e contou com a participação das escolas dos 10 pólos que compõem a rede de ensino público municipal, além de Organizações e Instituições Não-Governamentais e grupos de Bandas de Fanfarras que participaram dos desfiles.

A celebração foi aberta às 8h40, com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Simões Filho, na avenida em frente à sede dos dois Poderes Executivo e Legislativo pelo prefeito Diógenes Tolentino e autoridades militares. O ato foi acompanhado da entoação do Hino Nacional Brasileiro. Logo após, todas as autoridades se dirigiram ao palanque oficial para acompanhar as festividades.  

O presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu (PSDB), relatou a sua alegria e satisfação de ter prestigiado o desfile em comemoração ao Dia da Independência e ressaltou que este 7 de Setembro marca também o sentimento de autonomia e de independência da cidade. “A independência é uma data que precisa sempre ser lembrada e comemorada para resgatar o sentimento de cidadania e de amor ao nosso país, especialmente, pela cidade de Simões Filho onde vivemos um novo momento e um novo tempo pela união e esforço conjunto entre os poderes Legislativo e Executivo que estão sempre trabalhando em prol de nossa cidade e do nosso povo”, descreveu.

A festividade teve sequência com o desfile cívico das escolas do município que, mais uma vez, se uniram para apresentar através de um grande espetáculo de performances e acrobacias aos presentes diversos temas retratando o Amor, a Educação e o respeito à Pátria.

As escolas e entidades foram muito bem representadas, trouxeram para o Centro seu capital humano e mostraram o quanto a Educação é essencial para uma nação mais justa, igualitária e para a formação dos cidadãos.

A evolução das apresentações ocorreu no Centro da cidade, passando em frente à Praça da Bíblia, onde ficou instalado o palanque com as autoridades. Muitas escolas abordaram durante o desfile a literatura, brincadeiras e envolvimentos dos pais no cotidiano das instituições.

As fanfarras das escolas mostraram um colorido especial e deram o tom da marcha como um diferencial durante o desfile que percorreu a avenida principal se apresentando para as autoridades e para a arquibancada onde havia presença de um ótimo público com muitos familiares acompanhando as crianças.

As Secretarias Municipais também desfilaram e apresentaram também um pouco dos trabalhos que são desenvolvidos no município.

O desfile cívico fez um resgate histórico da independência do nosso país e mostrou também a diversidade cultural, religiosa e social do município onde a festividade, mais uma vez, surpreendeu o público e emocionou a todos, marcando assim mais uma bela comemoração especial ao Dia da Independência.

Grito de Independência

Denomina-se Independência do Brasil o processo que culminou com a emancipação política desse país ao reino de Portugal, no início do século XIX. Oficialmente, a data comemorada é a de 7 de setembro de 1822, quando ocorreu o episódio do chamado “Grito do Ipiranga”. De acordo com a história oficial, nesta data, às margens do riacho Ipiranga (atual cidade de São Paulo), o Príncipe Regente Dom Pedro bradou perante a sua comitiva: “Independência ou Morte!”.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)