Simões Filho: Prefeitura amplia oferta de exames de endoscopia

Por Visual News Notícias 29/08/2019 - 21:06 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

A Prefeitura de Simões Filho amplia a oferta de serviços de saúde e exames de endoscopia digestiva, passam a ser realizados no Ambulatório de Especialidades - Dr. Sério Augusto Macedo (Anexo), em parceria com a IPEMED, instituição de ensino superior, presente em vários estados brasileiros.


A iniciativa visa atender a alta demanda social, pela busca do exame de imagens, que analisa a mucosa do esôfago, estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado), auxiliando assim, no diagnóstico clínico e tratamento. O exame pode ser agendado via regulação ou marcação direta.

“Pensando em estratégias de ampliação, de oferta do serviço, fechamos mais essa parceria que coloca a disposição do munícipe o exame de imagens, ampliando o número de atendimentos. Através da endoscopia é possível garantir um diagnóstico rápido e preciso”, pontuou Caliane Gomes, coordenadora do Anexo.

O exame dura de 5 a 20 minutos, a depender da complexidade e é possível identificar doenças, como Gastrite (inflamação da mucosa gástrica); Esofagite (inflamação da mucosa esofágica); Estreitamento do esôfago; Tumores ou câncer no esôfago, estômago ou duodeno (primeira parte do intestino delgado); Úlceras pépticas gástricas; Varizes esofágicas (veias inchadas no revestimento do esôfago, causada por cirrose hepática) e outros.

Atualmente, o município disponibiliza atendimentos em diversas especialidades, entre elas estão: cardiologia, pneumologia, ortopedia, ortopediatria, neurologia, neuropediatria, otorrino, angiologia, cirurgião geral e ginecológico, pediatria, nutrição, gastro, proctologia, endocrinologia, psicanalista, psicólogo, fonoaudiologia e urologia. Além disso, oferece procedimentos de curativos, lavagem de ouvido, ECG, EEG, mapeamento de retina, teste do olhinho, tonometria, fundoscopia, acuidade visual, ECO, ESG, endoscopia e pequenas cirurgias.