Não Me Perturbe: veja em cinco passos como se cadastrar na lista
Site disponível que permite que consumidores cadastrados não recebam ligação de telemarketing
Site disponível que permite que consumidores cadastrados não recebam ligação de telemarketing
Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira
A partir desta terça-feira (16/07/2019), consumidores que não desejam receber ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação já podem se cadastrar na lista Não me Perturbe.
O registro pode ser feito no site, que entrou no ar logo nos primeiros minutos desta terça. A opção foi determinada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e abrange oito companhias. O prazo para o bloqueio das chamadas é de 30 dias após a solicitação do cliente. As prestadoras de serviço que descumprirem as regras podem ser advertidas ou penalizadas com multas de até R$ 50 milhões.
A seguir, confira o passo a passo para se cadastrar no site e não receber mais aquelas ligações com ofertas e promoções. Para começar, acesse o site: www.naomeperturbe.com.br.
5 FOTOS
WhatsApp-Image-2019-07-16-at-10.59.16-4
5/5
Passo 5: por fim, a última e gloriosa parte. Insira o número de telefone, selecione a prestadora de serviços e clique em cadastrar
WhatsApp-Image-2019-07-16-at-10.59.16
1/5
Passo 1: acesse o site e clique em "cadastro". Também é possível ver "sobre" e "contato"
WhatsApp-Image-2019-07-16-at-10.59.16-1
2/5
Passo 2: clique em "Solicitar Bloqueio". Em outros momentos, é possível acompanhar o número de telefone e, caso precise, solicitar o desbloqueio
WhatsApp-Image-2019-07-16-at-10.59.16-2
3/5
Passo 3: por ser a primeira vez, é necessário criar um novo login
WhatsApp-Image-2019-07-16-at-10.59.16-3
4/5
Passo 4: o login é simples. Basta apenas colocar nome, CPF, e-mail e uma senha. Em seguida, confirme o login na sua caixa de e-mails
WhatsApp-Image-2019-07-16-at-10.59.16-4
5/5
Passo 5: por fim, a última e gloriosa parte. Insira o número de telefone, selecione a prestadora de serviços e clique em cadastrar
WhatsApp-Image-2019-07-16-at-10.59.16
1/5
Passo 1: acesse o site e clique em "cadastro". Também é possível ver "sobre" e "contato"
Entenda
A
medida decorre de uma ação da Anatel, que determinou, em junho, que as
principais empresas do setor implementassem uma lista nacional e única
de consumidores que não querem receber chamadas de telemarketing com
ofertas de serviços de telecomunicações. As prestadoras Algar,
Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Telefônica/Vivo e TIM, em
parceria com a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações
(ABR Telecom), desenvolveram o site “não me perturbe” com essa
finalidade.
A medida, no entanto, se refere a contatos relacionados a ofertas de serviços e produtos de telecomunicações. O problema de chamadas indesejadas tem escala global e vem sendo enfrentado por órgãos reguladores de outros países, como Estados Unidos e Índia. No Brasil, estudos de mercado estimam que cerca de dois terços dessas ligações são provenientes de outros setores econômicos que não os de telecomunicações.
Em função das competências legais da Anatel, a norma alcança apenas as empresas de telecomunicações, que respondem por cerca de 32% das chamadas indesejadas. A lista do “não me perturbe” vale para todo o Brasil e não substitui os cadastros geridos por Procons em algumas unidades da Federação.
“Ainda que o problema seja bastante complexo e estejamos em busca de solução definitiva, o cadastro é um primeiro passo para resguardar os direitos dos consumidores de não receber chamadas indesejadas para ofertas de serviços de telecomunicações. É uma ferramenta necessária, já que estávamos observando crescimento acentuado desse tipo de prática”, afirma o presidente da Anatel, Leonardo de Morais.
“A Anatel, que iniciou as discussões sobre o tema ainda em 2018, agora vai monitorar a forma como a lista é implementada e a efetividade da medida. Queremos garantir aos consumidores de telecomunicações o direito de não serem incomodados pelos seus fornecedores”, completa Morais.
De janeiro de 2016 a junho de 2019, foram registradas na Agência 86.493 reclamações referentes a ligações indesejadas, distribuídas da seguinte forma:
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.