Câmara de Simões Filho recebe Workshop que marca implantação do projeto de Planificação de Saúde na Bahia

Por Sérgio Ferreira 16/07/2019 - 16:52 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

O plenário da Câmara de Vereadores foi palco da solenidade de abertura do Workshop de Planificação da Saúde que acontece entre os dias 15 (segunda-feira) e 16 de julho (terça-feira), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), onde marca o início da implantação do projeto de Planificação de Saúde na Bahia pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), com o Ministério da Saúde e com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.


Entre as autoridades presentes durante a abertura do encontro, estavam os prefeitos Diógenes Tolentino Oliveira (Simões Filho), o vice-prefeito, Sid Serra, Antônio Elinaldo Araújo (Camaçari), Antônio Eduardo Lins de Castro (Conde), os secretários municipais de Saúde, Poliana Venas e Dr. Elias Natan, o presidente da Câmara, vereador Orlando de Amadeu, os vereadores Del (SD), Deni da Metalúrgica (PSD), Elimário Lima (PSDB), Everton Paim (PSD), Jailson ‘Jajai’ (PP), o líder do governo, Manoel Almeida ‘Neco’ (PSD), Manoel Carteiro e Vel Silva (PRP),  a coordenadora de Atenção Integral à Saúde, Lilia Sandes, a representante do Planifica SUS, Gilceia Forsa, que integra a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, o Diretor Estadual de Atenção Básica da Sesab, Dr. José Cristiano Soster, diretor, que representou o secretário estadual de Saúde, Fábio Villas-Boas e o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Dr. Jassicom.

Gestores e representantes da área da Saúde participaram a partir desta segunda (15), no plenário da Câmara, de abertura preparatória para implantação da Planificação da Atenção à Saúde nos municípios contemplados com o projeto. Durante os dois dias de encontro, os profissionais aprendem sobre a metodologia que organiza o fluxo dos serviços na Atenção Básica à Saúde para melhorar o acesso do usuário na rede.

Simões Filho é um dos principais municípios beneficiados com o projeto que envolve demais cidades da RMS consorciadas da Saúde, entre elas, Conde, Dias D’ávila, Lauro de Freitas e Mata de São João que, na oportunidade, firmaram o Termo de Compromisso para a efetivação do Plano de Ação e consolidação da Planificação que trata da organização da Atenção Básica em rede com a atenção ambulatorial especializada e tem como objetivo apoiar o corpo técnico gerencial das secretarias estaduais e municipais de saúde na organização dos macroprocessos desenvolvidos nestes pontos de atenção, na lógica das Redes de Atenção à Saúde.

Ao discursar durante a abertura do Workshop, o prefeito Dinha acredita que a planificação é uma metodologia de gestão de suma importância para estruturar a Rede de Atenção Básica à Saúde em Simões Filho e nos demais municípios da RMS, o que, segundo o gestor, demonstra que os gestores estão no caminho certo.

“O objetivo comum é trazer um melhor serviço de saúde para o nosso município e organizar a Atenção Básica, discutir qual é a melhor metodologia a ser aplicada, tudo isso com o objetivo de aprimorar e aperfeiçoar, não só com investimento, mas, principalmente, com planejamento para que possamos ter uma saúde cada vez melhor”, disse o prefeito, que aposta na saúde preventiva para diminuir o fluxo de atendimento de pacientes com doenças crônicas nos hospitais públicos.

“A saúde preventiva é a saúde melhor, não só do ponto de vista da satisfação do munícipe, do cidadão e da cidadã, mas também a questão econômica, porque se tivermos uma saúde preventiva, com a Atenção Básica extremamente importante, nós vamos ter uma redução nos gastos na saúde, e é isso que estamos querendo fazer, não só do ponto de vista do município de Simões Filho, mas em Camaçari e em toda a Região Metropolitana, fortalecendo a saúde preventiva para que a Atenção Básica funcione e venha desafogar o atendimento no hospital público e, com isso, diminuir os pacientes crônicos que elevam e muito o custo de gastos com a saúde. Por exemplo, nós estamos gastando em nosso município em torno de quase 24% do orçamento com a saúde. É um gasto extremamente alto, mas nós estamos fazendo, porque sabemos a necessidade da urgência que tem o serviço de saúde em nosso município. Não é exclusividade de Simões Filho, em Camaçari é da mesma forma, em Conde, da mesma forma. Se a gente se unir e dar as mãos, nós vamos discutir os problemas, ver a solução e aplicar da melhor forma possível para que a gente tenha uma saúde cada vez melhor”, argumentou Dinha.

Na visão da secretária de Saúde de Simões Filho, Poliana Venas, a planificação visa identificar os problemas de saúde nos municípios e reorganizar o atendimento ao usuário do sistema desde a unidade básica de saúde, observando como o cidadão é acolhido, quais são os problemas que precisam ser resolvidos dentro da atenção básica, quais devem ser encaminhados para a atenção primária e especializada e como se dá o fluxo do paciente da atenção básica para a atenção especializada, além da organização dos processos de trabalho dentro das unidades básicas de saúde.

“Eu entendo que a proposta da Planificação vem como uma proposta de reorganização da Atenção Básica junto à Atenção Especializada e todos os municípios que estão fazendo parte dessa Planificação só tem a ganhar, não só os gestores, mas sim, os trabalhadores, e o que é importante, o munícipe, o paciente”, ressaltou Poliana.

Segundo o Diretor Estadual de Atenção Básica da Sesab, Dr. José Cristiano Soster, o projeto visa difundir a metodologia para as cidades da RMS, de forma que os gestores e profissionais sejam capacitados e habilitados na Planificação da Atenção Básica à Saúde para melhorar os serviços das redes.

“O trabalho que a gente está trazendo para Simões Filho e para os outros municípios daqui da região é o processo de Planificação em que a gente vai ampliar ainda mais esse impacto, estruturar melhor o acesso das pessoas nas unidades básicas de saúde e estabelecer critérios para que as pessoas sejam atendidas com maior qualidade, com mais resolutividade. Hoje, se inicia um novo momento para melhor atender a população de Simões Filho”, explicou Soster.

O projeto desenvolvido pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) foi apresentado pela Dra. Gilceia Forsa, que representa a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, escolhido pelo Ministério da Saúde para capacitar os gestores, profissionais e representantes com workshops, tutorias e cursos pelos próximos meses, além de acompanhar o andamento da planificação. O cronograma, em oito etapas, prevê que a implementação ocorra até dezembro de 2020.

“O objetivo do projeto é implantar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde proposta em 27 regiões das diferentes unidades federativas, fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde e a Organização da Rede de Atenção à Saúde no SUS. Com isso, de mãos dadas, vamos escrever um capítulo na história da saúde do Estado da Bahia”, acredita Gilceia.

Workshop

Dando sequência a programação do encontro que iniciou a partir desta segunda (15), os gestores, profissionais e representantes da saúde participam nesta terça-feira (16), de workshops, tutorias, cursos e oficinas que visam discutir e identificar os problemas de saúde em cada município a fim de organizar o atendimento ao usuário do sistema na unidade básica de saúde como continuidade ao processo de implantação de Planificação da Atenção Básica.

Planificação

A Planificação da Atenção à Saúde (PAS) é um projeto do Conass para a organização dos processos de trabalho das unidades de saúde e para a promoção da integração das atenções Primária e Especializada à Saúde, que é a porta de entrada dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Presente em 25 regiões de saúde de 11 estados, a proposta consolida-se como a contribuição do Conass para a mudança do modelo de atenção vigente e implementação das Redes de Atenção à Saúde.

Essa proposta permitirá às equipes de saúde desenvolverem o planejamento e a organização da atenção à saúde, baseados em diretrizes clínicas, de acordo com o Modelo de Atenção às Condições Crônicas, em busca da correta operacionalização da rede. O foco de trabalho são sempre as necessidades dos usuários.

 

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)