Fogo Simbólico: prefeito Dinha recepciona símbolo da independência da Bahia

Por Sérgio Ferreira 01/07/2019 - 18:54 hs

Por Visual News Noticias / Sérgio Ferreira

prefeito Dinha Tolentino, na manhã desta segunda-feira (01/07) em Simões Filho (RMS), véspera da celebração pelos 196 anos da Independência da Bahia, acompanhado da primeira-dama e deputada estadual, Kátia Oliveira (MDB), presidente da Câmara, Orlando de Amadeu, secretários municipais e vereadores, além de autoridades militares e lideranças políticas e autoridades eclesiásticas, recepcionou a comitiva liderada pelo prefeito de Candeias, Pitágoras Ibiapina, em um momento marcante e histórico com a Passagem do Fogo Simbólico.


A solenidade marcada pelos pronunciamentos dos chefes do Executivo de ambas as cidades, aconteceu na Praça da Bíblia. A Pira do ‘Fogo Simbólico, percorreu o trajeto de cerca de 120 km, e saiu da cidade de Cachoeira no último domingo (30), passaram pelos municípios de Saubara e Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, e em seguida, por São Francisco do Conde, Candeias e Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

As cidades que recebem a pira do ‘Fogo Simbólico’, contribuíram para a conquista da liberdade do povo baiano do domínio português e representa a união dos povos pela Independência da Bahia.

Em Simões Filho, durante ato cívico, foram executados os Hinos do Brasil e da Bahia, hasteadas as bandeiras, e logo após, ocorreram pronunciamentos dos chefes do executivo municipal de ambas as cidades (Candeias e Simões Filho), além de outras autoridades e personalidades que versaram sobre a trajetória de luta pela Independência Baiana.

Hoje é um dia importante porque a cada 2 de Julho a chama da liberdade se fortalece e os ideais de liberdade nós precisamos todos os dias exercitá-los pelo bem comum e pelo bem democrático e nós temos esse exemplo da história quando efetivamente os baianos se levantaram contra um regime que exploravam as riquezas do povo baiano e que logo após foi dado o grito de Independência do Brasil, estabelecendo o fim do domínio português, estabelecendo um novo tempo e exatamente isto que nos traz à reflexão o 2 de Julho, um novo pensamento sobre a importância da liberdade para todo o povo”, disse o prefeito em entrevista ao “Rede Imprensa”.


Para abrilhantar os festejos em torno da data especial, as fanfarras, Fanausf, Integração e Banda Show Contemporânea da Bahia se apresentaram.


A tocha seguiu para a capital baiana pelos atletas simõesfilhenses por volta das 14h e comitiva composta pelo prefeito Dinha e demais autoridades.

Há 196 anos, heróis lutaram pela Independência da Bahia, que mais tarde culminou também na Independência do Brasil. O 2 de Julho é a data cívica mais importante para a Bahia, pois neste dia em 1823, foi decretado a Independência do Estado baiano em plena Guerra da Independência brasileira.