“Apropriação cultural” de longa data.
Tantos dólares existem porque as colônias britânicas preferiram adotar o sistema centesimal (com uma unidade monetária equivalendo a 100 centavos) da moeda dos EUA em vez do sistema monetário britânico, que até 1971 funcionava com uma libra valendo 20 xelins e cada xelim valendo 12 pennies.
Mas o dólar não é invenção americana. Antes da independência, já circulavam nos States moedas de pratas chamadas reales, e 8 reales formavam o dólar espanhol.
A palavra dólar, por sua vez, nasceu longe da Espanha, na Boêmia, oeste da República Tcheca. Por volta de 1520, os boêmios de Sankt Joachimsthal (Vale de São Joaquim) cunhavam moedas de prata chamadas joachimsthaler. O nome da moeda foi abreviado para thaler (“do vale”) e virou daler entre os holandeses, que passaram a produzir moedas semelhantes.
Quando eles foram para a América, onde fundaram a Nova Amsterdã – atual Nova York – os dalers viraram dollars e ganharam o mundo.
Fonte: Emerson Julião do Nascimento, diretor financeiro da Sociedade Numismática Brasileira
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Simões Filho celebra os 202 anos da Independência da Bahia com exposição especial e va...
Adolescente apreendido por matar os pais e o irmão de 3 anos no Rio pesquisou na internet...
Acidente Fatal na BA-130: Mãe e filha morrem em colisão de moto no interior baiano
Alerta em Simões Filho: Feirantes do Mercado Municipal Jeová Jireh Denunciam Circulaçã...
Alerta em Simões Filho: Feirantes do Mercado Municipal Jeová Jireh Denunciam Circulaçã...
Adolescente apreendido por matar os pais e o irmão de 3 anos no Rio pesquisou na internet...
Simões Filho celebra os 202 anos da Independência da Bahia com exposição especial e va...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta segunda (30)