Orlando de Amadeu marca presença em Batizado de Alunos do Grupo Athletas Capoeira do Quilombo de Pitanga de Palmares

O Presidente do Povo : Orlando de Amadeu marca presença em Batizado de Alunos do Grupo Athletas Capoeira do Quilombo de Pitanga de Palmares

Por Sérgio Ferreira 20/05/2019 - 23:47 hs

Por Visual News Noticias

O último final de semana foi tomado pela animação, energia e pelo gingado da capoeira na comunidade de Pitanga de Palmares onde no domingo (19), aconteceu o segundo Batizado de Troca de Graduação dos alunos do Grupo Athletas Capoeira do Quilombo.


O evento contou com a presença do vereador Orlando de Amadeu (PSDB), presidente da Câmara de Vereadores, da deputada estadual Kátia Oliveira (MDB), da secretária de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Sirliane Ribeiro, e do vereador Manoel Carteiro (PSB)

A Cerimônia também atraiu a participação de convidados especiais, entre mestres, contramestres, instrutores formados, professores, alunos e simpatizantes em capoeira que prestigiaram, juntamente com os familiares e amigos dos educandos, a conquista da graduação pelo Grupo.

O encontro foi promovido Grupo Athletas Capoeira do Quilombo, que tem a frente à professora Gil e o Contra Mestre professor Flávio, que envolveram a comunidade no projeto, os alunos graduados e todos os participantes que abrilhantaram o evento.


Os alunos do projeto tiveram uma programação diversificada com oficinas culturais e musicais, com mestres que fizeram um intercâmbio cultural de conhecimento, com vivências culturais para os alunos do projeto e vários capoeiristas. Em seguida, aconteceu o Batizado de Capoeira, onde houve a troca de cordões, graduando os alunos.

Além do batizado e troca de cordas, o espetáculo do evento ficou por conta das apresentações na roda de capoeira solene e festiva no momento em que os jovens deram um show a parte, mostrando toda desenvoltura e encantando todos os presentes.


Durante o encontro, os alunos que foram batizados entraram na roda de capoeira para mostrar todos os movimentos que aprenderam durante as aulas e os treinamentos. Os alunos que receberam as novas graduações trocaram seus cordões depois de se apresentarem.

De acordo com Orlando de Amadeu, as crianças e jovens inseridos no projeto de capoeira têm fortalecidas relações familiares e comunitárias. "A participação neste projeto contribui muito para a formação desses jovens", sintetizou.   

Tradição

O Batizado de Troca de Graduação é uma roda de capoeira solene e festiva em que alunos novos recebem sua corda e os demais educandos passam para graduações superiores. Em algumas ocasiões, pode-se ver formandos e professores recebendo graduações avançadas, momento considerado importante para o capoeirista.

“Portanto, a capoeira tem o Batizado como a forma máxima de expressão, mostrando através dos rituais, tradições que venham fazer as pessoas conhecerem melhor a arte e, essencialmente, a cultura histórica do povo”, explica o professor Flávio.


Assessoria do Vereador Orlando de Amadeu (PSDB)


E-mail: orlandodeamadeu@hotmail.com


Facebook: www.facebook.com/orlandode.amadeu


Instagram: @orlandodeamadeuver