Bolsonaro em Israel: troca de afagos não se converte em nova embaixada

Por Sérgio Ferreira 01/04/2019 - 08:12 hs

Por Visual News Noticias

Enviado especial a Jerusalém (Israel) – Amigos, irmãos, casados. Essas foram algumas das palavras de afago trocadas entre o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, ao longo do primeiro dia da visita oficial do brasileiro a Israel. 

Desde o primeiro compromisso oficial do dia, uma recepção calorosa no aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, Bolsonaro não era apenas o “presidente”, mas o “amigo” presidente. E Netanyahu, o “irmão” de Bolsonaro. 

Pouco tardou para que Netanyahu retribuísse a gentileza, no fim do dia, durante o anúncio das parcerias feitas entre os países nas áreas de ciência e tecnologia, segurança, defesa e educação. 

“Não é um discurso apenas de palavras do coração, meu irmão Jair. Seu nome é muito conhecido nessa casa”, disse Netanyahu, com referência ao nome do seu filho, Yair, a quem se referiu diversas vezes no discurso.

Netanyahu colocou um elemento a mais na sequência do elogio: queria aprofundar a relação. Não lhe bastava apenas os acordos ou o anúncio de que o Brasil vai montar uma representação comercial do país em Jerusalém. Ele deixou claro que tem pretensões mais elevadas. 

“Assinamos vários contratos, mas o acordo mais importante é o acordo do coração”, começou o israelense. “Quero contar um segredo. Eu espero que [as parcerias firmadas] sejam o primeiro passo para quem sabe, algum dia, chegue a mudança da embaixada do Brasil para Jerusalém”, prosseguiu o chefe do governo de Israel. 

Em seu discurso, Bolsonaro também avançou um passo. Não era mais o “amigo” ou o “irmão” Netanyahu a quem ele se dirigia. A palavra, naquele momento, foi casamento. 

“Nosso casamento de hoje trará muitos benefícios para os nossos povos. Peço a Deus para nos iluminar”, disse Bolsonaro. Sobre as segundas intenções de Netanyahu, de mudar a embaixada, nenhuma palavra. 

Mudar a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém foi uma promessa de campanha de Jair Bolsonaro. Os eleitores evangélicos defendiam essa pauta e se animaram ao ver o então presidenciável encampar a medida ao longo do período eleitoral. Depois de alguns questionamentos internos, o governo adiou, mas não desfez a promessa.

Veja fotos de Bolsonaro em Israel, de sua saída de Brasília para a viagem, do hotel onde ficará hospedado e da Terra Santa: