Veja sete benefícios de consumir chá verde regularmente

Bebida milenar, tradicional na China e no Japão, é diurética e atua na diminuição da retenção de líquido

Por Sérgio Ferreira 14/02/2019 - 10:36 hs

Por Visual News Noticias

Está tentando emagrecer? Com certeza, você já deve ter ouvido falar que o chá verde pode auxiliar nesse processo. A bebida milenar, tradicional na China e no Japão, é diurética e atua na diminuição da retenção de líquido. Além disso, o chá é rico em polifenóis (catequinas e os flavonoides) que são poderosos antioxidantes.

Para você não ter dúvidas que o chá verde tem substâncias são benéficas para a saúde, a nutricionista e pesquisadora Aline Quissak listou sete benefícios.

1- Melhora o desempenho dos exercícios

A cafeína é o composto estimulante mais conhecido no chá, sua quantidade é suficiente para produzir uma boa resposta sem causar efeitos nervosos quando há o excesso da substância, como no café. Essa substância ajuda na queima de gorduras e melhora o desempenho dos exercícios, já que aumenta a concentração, tempo de reação, além de ajudar na memória e humor.


2- Menos estresse e mais foco 

A presença do aminoácido L-teanina faz o chá contribuir na melhora da atividade de neurotransmissores com efeitos anti-ansiedade, ajuda no foco, reduz o estresse e tem potencial tranquilizante sem causar sonolência, afetando de forma positiva a química do cérebro. 

3- Prevenção de doenças crônicas


O EGCG é uma das principais propriedades medicinais da bebida, esse tipo de catequina tem um potencial anticancerígeno grande, com ação mais potente nos cânceres de bexiga e próstata.

4- Diurético

Por conter catequinas e cafeína, que é um estimulante físico e mental, o chá pode provocar aumento da diurese, eliminando principalmente o excesso de líquidos retidos no corpo e retirando toxinas através do xixi.

5- Doenças cardiovasculares

O chá é um grande amigo do coração, artérias e veias, pois os fortifica, atuando na prevenção de doenças circulatórias e cardíacas. Diminui as taxas de LDL (colesterol ruim), graças ao alto teor em polifenóis, que evitam que as partículas oxidadas prejudiquem as artérias e causem inflamações.

6- Sistema imunológico

Por conter potássio, manganês, vitaminas C, B1, B2, e K, o chá verde ajuda a prevenir infecções e inflamações, pois esses minerais melhoram o funcionamento do sistema imunológico.

7- Protege os neurônios

Alguns estudos indicam que as catequinas contidas no chá verde, podem ter efeitos de proteção nos neurônios, pois agem na prevenção da diminuição cognitiva que é causada pelo envelhecimento das células cerebrais. Com isso, diminui o risco de desenvolver Alzheimer, o mal de Parkinson e outras doenças neurodegenerativas.

Quanto eu devo consumir para obter esses benefícios? 

De acordo com Aline, o ideal é tomar até 3 xícaras por dia, com no máximo 2 gramas de chá para cada xícara. "Beba sempre entre o intervalo das refeições, porque ele reduz a absorção de alguns nutrientes, como o ferro, cálcio e ácido fólico". 

A nutricionista ainda indicou que é algumas pessoas devem evitar consumir chá verde. “Gestantes devem evitar tomar o chá verde, já que ele pode dificultar a absorção de ácido fólico. E a cafeína, mesmo que presente em doses menores que no café, pode causar dores de cabeça, taquicardia e náuseas. Pessoas intolerantes à cafeína, com gastrites ou úlceras também devem evitar o consumo, já que ele pode provocar mais irritação no estômago”, alertou Aline.

Ela ainda alertou que é importante não exagerar "na dose". Vale inclusive consultar um profissional de nutrição.

Ibahia