Câmara se empenha junto ao TRE na melhoria do atendimento para recadastramento biométrico

Por Visual News Notícias 18/01/2019 - 08:27 hs

Por Visual News Noticias

Em virtude da dificuldade dos eleitores de Simões Filho para o recadastramento biométrico no município, assunto discutido por alguns dos vereadores durante a 1ª sessão extraordinária de 2019 de quarta-feira (16), a Câmara Municipal está empenhada junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), no sentido de contribuir para um melhor atendimento à população no processo de revisão da biometria na cidade.

A necessidade de melhorar o atendimento para o recadastro biométrico dos eleitores foi discutida pelos seguintes edis presentes na sessão. Ao pedir Questão de Ordem, o vereador Denilson das Neves ‘Deni da Metalúrgica’ (PSD) abriu a discussão chamando a atenção dos pares e do público sobre o fato de que há uma boa parte dos eleitores que enfrentam dificuldades para fazer a revisão biométrica.

O parlamentar sugeriu ao presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), a necessidade de ampliação do número de postos de recadastramento de biometria para o eleitor ter mais opções disponíveis de atendimento na cidade, facilidade e comodidade para realizar o procedimento de recadastro das digitais, tendo em vista uma grande demanda da população que reclama da dificuldade no atendimento.

“Quero chamar a atenção para que a Casa, através do presidente e de todos os vereadores, se preocupasse e procurasse vê com o Cartório Eleitoral para conseguir mais pontos de revisão biométrica para que possa atender o eleitorado que ainda não fez essa revisão”, pede o edil.

O vereador explicou os possíveis prejuízos e consequências que o eleitor pode ter, caso não faça o recadastramento biométrico. Além disso, ele falou ainda da importância do comparecimento da população antes do encerramento do prazo para o recadastramento. “Uma parte do eleitorado de Simões Filho pode ficar com o título cancelado se não conseguir fazer a revisão biométrica até o prazo”, relata.

Ao apartear o vereador Deni da Metalúrgica, o vereador Genivaldo Lima (DEM), entende a preocupação do colega por levar a informação a público, mas explicou que se o eleitor perder o prazo e tiver seu título cancelado, o mesmo pode fazer a solicitação de um novo documento. “Aqueles que não fizeram a biometria, os títulos serão cancelados, mas isso não quer dizer que as pessoas deixarão de ter o título. A pessoa poderá fazer um novo título”, esclarece Genivaldo.

Também em aparte, o vereador Cleiton Bolly Bolly (SD) sugeriu a formação de uma comissão de vereadores junto ao TRE para discutir a necessidade de ter mais locais de recadastramento biométrico para melhorar o atendimento à população. “Nós temos a área do Ginásio de Esportes que pode atender toda aquela área do CIA”, propõe Bolly. O edil reconhece a relevância da utilização da biometria, no entanto, entende que a população simõesfilhense não pode deixar de fazer o procedimento para não correr o risco de ficar de fora do processo eleitoral.

Diante da preocupação levantada pelos respectivos vereadores, o presidente Orlando de Amadeu informou que já enviou ofício solicitando que o atendimento seja ampliado para as escolas dos bairros mais distantes de Simões Filho a fim de atender a elevada demanda da população. Dessa maneira, acredita que mais eleitores poderão realizar o recadastramento.  “Solicitamos ao Cartório que atenda essa necessidade para atender a grande quantidade de eleitores que nós temos em nossa cidade. Irei sim mais uma vez levar a mensagem da Câmara de Vereadores, que é um pedido do povo, para facilitar esse processo biométrico”, garante o presidente do Legislativo.

Prazo do recadastramento biométrico

Aos eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico obrigatório, o prazo final é até o dia 22 de fevereiro. O atendimento é realizado no Mini Shopping Nilmar e no Cartório Eleitoral, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Os eleitores devem comparecer aos postos de atendimento, portando RG, CPF, Comprovante de Residência (Água, Luz ou Telefone) e o Título de Eleitor. Os mesmos devem ficar atentos ao prazo do recadastramento para não correrem o risco de ter o título cancelado.


Ascom Câmara Municipal de Simões Filho

Tel.: (71) 2108-7200/99326-1524 (WhatsApp)