Carro com deputada é interceptado e atingido por tiro de fuzil

O carro em que estava a deputada estadual e ex-chefe da Polícia Civil Martha Rocha (PDT-RJ) foi alvo de tiros

Por Visual News Notícias 13/01/2019 - 23:47 hs

Por Visual News Noticias

A Polícia Civil confirmou a ocorrência e disse que o caso é investigado pela Delegacia de Homicídios. Ainda não há informações sobre as motivações do crime, que ocorreu na rua Belisário Pena. O trabalho de perícia já foi realizado no local.

O governador do Rio, Wilson Witzel, disse em nota que o secretário da Polícia Civil, Marcus Vinicius Braga, irá concentrar "todos os esforços na elucidação desse crime, que atinge não somente a deputada Martha Rocha, mas todo o povo do Estado do Rio de Janeiro" (leia a íntegra abaixo).

Presidente nacional do PDT, o ex-ministro Carlos Lupi disse acreditar que a ocorrência foi um atentado. "A polícia está investigando. A nossa suspeita é de atentado", disse em mensagem.

Em nota, a Assembleia Legislativa do Rio disse que "considera extremamente grave o ataque" e "espera que o caso seja apurado com urgência para prisão e punição dos responsáveis".

Ataque no caminho para a igreja

Segundo a assessoria da parlamentar, Martha Rocha, que mora na Tijuca, também na zona norte, dirigiu-se à Penha para buscar a mãe para irem à igreja, localizada no mesmo bairro, como fazem costumeiramente aos domingos.

No percurso, foram fechados por um carro branco modelo Creta. O motorista da deputada conseguiu desviar, mas um indivíduo que usava capuz deixou o outro veículo portando um fuzil e atirou, também segundo a assessoria da deputada. 

Essa é pelo menos a segunda ocorrência policial envolvendo políticos no Rio de Janeiro neste ano. No último dia 4, o carro em que estava o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), foi atingido por tiros. A prefeitura classificou a ação como um atentado.

Chefiou a Polícia Civil no Rio

Martha Rocha foi a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Rio, cargo que assumiu em 2011 e ocupou durante três anos.

Quando se lançou na política, em 2014, dizia não entender a segurança pública do estado como um "jogo político". "Temos que aprender que a segurança pública é uma política de Estado. Assim sendo, ela deve ter planejamento, protocolos estabelecidos, projetos, e não ficar ao bel prazer de quatro em quatro anos."


"Já determinei ao secretário da Polícia Civil, Marcus Vinicius Braga, que concentre todos os esforços na elucidação desse crime, que atinge não somente a deputada Martha Rocha, mas todo o povo do Estado do Rio de Janeiro.

No meu governo, atentados como este, praticados por bandidos que colocam em risco o direito de ir e vir dos cidadãos de bem, serão esclarecidos e punidos exemplarmente.

Esse lamentável episódio confirma mais uma vez a necessidade de que esses bandidos sejam tratados como terroristas, porque atuam desta maneira. A legislação brasileira tem que estar à altura da gravidade dos crimes, que mostram uma face do terrorismo e que estão sendo cometidos contra o nosso estado e o nosso país."

Uol