Pesquisa Datafolha para presidente: Bolsonaro: 55%; Haddad: 45%

A última pesquisa Datafolha para presidente indica distância um ponto percentual menor entre os dois candidatos do que a verificada no estudo anterior, divulgado no último dia 23

Por Sérgio Ferreira 28/10/2018 - 09:39 hs

Por Visual News Noticias

Foi divulgada na noite deste sábado (27) a última pesquisa Datafolha para presidente antes do segundo turno. O candidato Jair Bolsonaro (PSL) tem 55% dos votos válidos, enquanto Fernando Haddad (PT) soma 45%. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

última pesquisa Datafolha para presidente  antes das eleições de domingo (28) indica distância um ponto percentual menor entre os dois candidatos do que a verificada no estudo anterior, divulgado no último dia 23. Naquela pesquisa, Bolsonaro aparecia com 56% das intenções de voto contra 44% de Haddad.

A proporção de 55% a 45% a favor do candidato do PSL se refere aos votos válidos, o que exclui os brancos e nulos e reproduz o mesmo cálculo feito pela Justiça Eleitoral para definir o resultado final de uma votação. Nos votos totais, Bolsonaro tem 47%, enquanto Haddad soma 39%. Brancos e nulos somam 8% e outros 5% não souberam responder.

Rejeição e nível de decisão

Neste último Datafolha para presidente, foram entrevistados 18.371 eleitores, de 340 municípios, nos dias 26 e 27 de outubro; o nível de confiança da pesquisa é de 95%
iG Arte

Neste último Datafolha para presidente, foram entrevistados 18.371 eleitores, de 340 municípios, nos dias 26 e 27 de outubro; o nível de confiança da pesquisa é de 95%

O Datafolha também levantou a rejeição dos candidatos. Aos eleitores, o instituto perguntou: “Entre estes candidatos a presidente, gostaria que você me dissesse se votaria com certeza, talvez votasse ou não votaria de jeito nenhum em:”. Os resultados obtidos foram:

Jair Bolsonaro : votaria com certeza (46%); talvez votasse (8%); não votaria de jeito nenhum (45%); não sabe (2%).

Fernando Haddad : votaria com certeza (38%); talvez votasse (9%); não votaria de jeito nenhum (52%); não sabe (2%).

A pesquisa ainda apontou o grau de decisão dos eleitores em relação ao voto. Quanto ao candidato do PSL, 94% dos entrevistados disseram estar totalmente decididos e apenas 6% disseram que ainda podem mudar de opinião. Quanto ao petista, os números são próximos: 93% e 7%, respectivamente.

Leia também: Atos em favor aos candidatos à Presidência ocorrem pelo país

Neste último  Datafolha para presidente , foram entrevistados 18.371 eleitores, de 340 municípios, nos dias 26 e 27 de outubro. O nível de confiança da pesquisa é de 95%, o que significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem a realidade. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob a identificação BR-02460/2018.