Ibope: Bolsonaro tem 50% dos votos totais; Haddad tem 37%

Por Visual News Notícias 24/10/2018 - 05:59 hs

Por Visual News Noticias

SÃO PAULO  -  Segundo pesquisa do Ibope de intenções de voto, divulgada na noite desta terça-feira (23), o candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, segue na liderança da disputa. Porém sua vantagem em relação ao adversário, o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), recuou dentro da margem de erro de dois pontos percentuais.

De acordo com a amostragem, contratada pelo jornal "O Estado de S. Paulo" e pela Rede Globo, o capitão reformado do Exército tem 50% das intenções de voto. No levantamento anterior, divulgado na semana passada, Bolsonaro aparecia com 52%. Já o petista segue com os mesmos 37% nas preferências do eleitorado. Os votos em branco e nulos totalizaram 10%. Outros 3% não sabem.

Considerando os votos válidos, o candidato do PSL obteve 57%, menos do que os 59% registrada anteriormente. Haddad, por sua vez, oscilou de 41% para 43%. Para calcular os votos válidos, são excluídos os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos.

Rejeição

A pesquisa apontou indícios positivos para o candidato do PT. O potencial dos


eleitores que dizem que votariam com certeza em Bolsonaro recuou de 41% para 37%. Já aqueles que falam que não votariam de jeito nenhum no candidato do PSL passaram de 35% para 40%.

No caso de Haddad, subiu de 28% para 31% o percentual daqueles que dizem votar com certeza nele. Entre aqueles que afirmam que não votariam no petista de jeito nenhum caiu de 47% para 41%.

O levantamento foi feito com 3.010 eleitores entre 21 e 23 de outubro e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob protocolo BR-07272/2018.

 Valor Economico