Partidos se movimentam para decidir quem apoiar no segundo turno

PSDB decidiu liberar seus filiados; PSOL informou que apoia Haddad. Partido Novo declarou que não apoiará nenhum candidato, mas que é contrário ao PT.

Por Sérgio Ferreira 10/10/2018 - 07:23 hs

Jornal Nacional

Por Visual News Noticias

Os partidos que ficaram de fora da corrida presidencial no segundo turno já estão se movimentando para declarar suas posições nessa reta final.

Três partidos já declararam neutralidade. O Partido Novo, do candidato à presidência João Amoêdo, declarou que não apoiará nenhum candidato à presidência, mas afirmou que é contrário ao PT porque “tem ideias e práticas opostas ao que defende o partido”.

O PSDB, do candidato à presidência Geraldo Alckmin, reuniu a executiva nacional à tarde em Brasília. O partido decidiu liberar seus filiados.

“O partido não apoiará nem um nem outro, e libera os seus filiados e líderes para que decidam de acordo com sua consciência, sua convicção e de acordo om a realidade dos seus estados”, disse Alckmin.

A senadora Ana Amélia, do Progressistas, candidata a vice de Alckmin, disse que vai apoiar o candidato Jair Bolsonaro, do PSL, apesar de o Progressistas ter declaro que “tendo a clara compreensão das circunstâncias especiais que vivem a política e o país, adotará uma postura de absoluta isenção e neutralidade no segundo turno das eleições presidenciais”.

O PTB declarou em nota apoio à candidatura de Bolsonaro porque, segundo o partido, “as propostas dele visam um Brasil com mais empregos e melhoria de renda aos trabalhadores, com menos impostos e menos gastos públicos”.

O PSOL, do candidato Guilherme Boulos, divulgou nota dizendo que “estará na campanha para derrotar Bolsonaro e eleger Haddad e Manuela defendendo a soberania nacional e os direitos da maioria de nossa gente”.

O PSB, que não lançou nem apoiou nenhum candidato à presidência no primeiro turno, se reuniu em Brasília e também decidiu apoiar o candidato do PT, mas liberou os candidatos do partido aos governos do Distrito Federal e do Amapá para apoiar Bolsonaro, se desejarem.

Outros partidos devem anunciar suas decisões nos próximos dias. Na segunda-feira (8), a Rede, da candidata Marina Silva, fez uma reunião, mas não chegou a uma conclusão. A palavra final deve ser dada na quarta-feira (10). Marina disse no domingo (7) que, independentemente de quem seja o eleito no segundo turno, ela fará oposição ao próximo governo.

O PDT, do candidato Ciro Gomes, também deve anunciar uma posição sobre o segundo turno na quarta-feira. Mas Ciro, no domingo, descartou apoio ao candidato do PSL.

“Vou continuar na minha trajetória de democracia e contra o fascismo. Ele não, ele nunca”, disse Ciro.

Outros partidos ainda não decidiram quem apoiar, entre eles, MDB, Democratas, PSD, PPS, PR, PV e Solidariedade.

O apoio dos partidos não conta para determinar o tempo de propaganda eleitoral dos candidatos a presidente no segundo turno – cada um terá cinco minutos. Pode ter grande importância na mobilização nos estados e para mostrar a força política dos candidatos na composição de um eventual governo.

G1