Simões Filho: Prefeitura e Sesc oferecem procedimentos ginecológicos e mamografias

Por Sérgio Ferreira 04/07/2018 - 09:54 hs

Uma parceria entre a Prefeitura de Simões Filho, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o Serviço Social do Comércio (Sesc), traz para Simões Filho a unidade móvel do projeto Sesc Saúde Mulher. O caminhão adaptado ficará instalado na Praça da Bíblia, no centro da cidade, durante quatro meses, a partir do dia 04 de julho. Nele, serão realizados exames para prevenção do câncer de mama e colo do útero, assim como ações educativas para promoção da saúde da mulher.
Os exames oferecidos serão: mamografia: exame realizado em mulheres assintomáticas (sem sinais e sintomas de câncer de mama) com idade entre 50 a 69 anos e preventivo ginecológico (papanicolau): indicado a toda mulher que já iniciou sua vida sexual, principalmente aquelas com idade entre 25 e 64 anos.
“Uma parceria como essa, é um incentivo para as mulheres da nossa cidade. É importante o cuidado, é importante realizar exames preventivos e estaremos sempre priorizando ações que valorizem e contribuam na vida da Boa Gente”, disse o prefeito Dinha Tolentino.
A estrutura consiste em um caminhão dividido em consultório ginecológico para realização de exames; sala de mamografia: espaço composto de mamógrafo digital, estação de trabalho e negatoscópio; sanitário;
tenda externa com espaço multimídia para ações educativas (recursos audiovisuais, projetor de imagens, aparelho de som, notebooks) para funcionamento da recepção e sala de espera da unidade; elevador plataforma para acessibilidade de pessoas com dificuldade de locomoção.
A unidade móvel Saúde Mulher tem capacidade diária para realizar 28 exames de mamografia e 28 citopatológico. As interessadas deverão procurar o posto de atendimento do seu bairro para realizar o agendamento, munidas com a cópia do RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Após a marcação, é só aguardar o atendimento, que acontecerá de segunda a sexta-feira das 09h às 12h e das 13h às 16h. Para maior comodidade, a prefeitura irá disponibilizar transporte nos bairros mais distantes do Centro.