Petkovic precisa de ajuda ?
Depois do jogo com o Corinthians, Willian Farias destacou a nítida evolução defensiva do time, apesar da derrota.
Depois do jogo com o Corinthians, Willian Farias destacou a nítida evolução defensiva do time, apesar da derrota.
Depois do jogo com o Corinthians, Willian Farias destacou a nítida evolução defensiva do time, apesar da derrota. Creditou a melhora ao novo técnico, Petkovic. O capitão só lamentou Pet não ter tido tempo de ajustar a parte ofensiva, mais precisamente, o contra-ataque.
É assustador, no quinto mês da temporada, o Vitória ainda não ter um contra-ataque minimamente organizado. A culpa é da diretoria, que manteve Argel Fucks, mesmo sendo evidente que o time com ele não ia para lugar nenhum.
Sobrou pra Pet tentar recuperar o tempo perdido. Ainda é cedo para qualquer conclusão sobre o gringo como técnico. Domingo, foi apenas o segundo jogo dele. Mas o rubro-negro deu bons indícios de que pode melhorar com o sérvio.
Diante do campeão paulista, o Vitória teve saída de bola com os laterais e os volantes, coisa que não acontecia com Argel. Na antiga gestão, os chutões eram quase a única opção pra sair do campo de defesa.
Também chamou atenção a compactação. A distância entre os setores era muito menor do que antes. Isso, consequentemente, fortaleceu a marcação e ofereceu pouco espaço ao rival. A principal arma do Corinthians, o contra-ataque, pouco apareceu.
Infelizmente, numa das poucas vezes em que o Vitória permitiu o contragolpe, os corintianos fizeram o gol, com Jô.
Mas o que sentenciou o resultado não foi essa falha e, sim, a inoperância do Vitória do meio pra frente. Por mais que Farias tenha dito que Pet ainda não trabalhou como queria o setor ofensivo, esse é um problema mais técnico do que tático. Faltam jogadores.
“O Vitória jogou desfalcado, Darino...”. É verdade. Só que nenhum dos ausentes - André Lima, Kieza, Gabriel Xavier, Patric ou Kanu - vai resolver a maior deficiência da equipe nessa temporada até aqui - a criação.
As apostas que o rubro-negro fez este ano para dar criatividade ao meio de campo não vingaram. Dátolo não conseguiu jogar e já foi, corretamente, mandado embora. Cleiton Xavier segue sem dizer pra que veio. De tão omisso durante as partidas, chega a ser irritante. Em vez de se movimentar para dar opção de passe, ditar o ritmo, aparecer na área, ou seja, chamar a responsabilidade, Cleiton se esconde. Domingo foi substituído por Pisculichi, que teve comportamento totalmente diferente - buscou o jogo e ainda deixou Rafaelson de cara pro gol, na oportunidade mais clara do Vitória.
A dupla de volantes titular contra o Timão, Willian Farias e Uillian Correia, é limitada. Marcam bem, têm bom passe, mas são lentos e, tecnicamente, muito parecidos. Não têm a dinâmica e a velocidade para entrar na área como elemento surpresa quando o time ataca, e surpreender uma marcação bem posicionada, como a do Corinthians. Farias e Correia são importantes, mas, juntos, reduzem o cardápio criativo. O ideal seria ter jogadores com características diferentes por ali.
Como o meio cria pouco, o time não agride, mesmo tendo melhorado a posse de bola. Apesar de ser o quarto que mais troca passes até aqui no Brasileirão, o Vitória só acertou o alvo seis vezes e ainda não fez gol. Os dados são do Footstats.
Domingo, Pet mostrou que pode organizar o rubro-negro em campo. Mas precisa de ajuda. Sem reforços, o gringo terá pouco a fazer.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta sexta (23)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta sexta (23)
Semana da Cultura Gospel reúne grandes nomes da música cristã de 25 a 31 de janeiro em ...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (22)
Semana da Cultura Gospel reúne grandes nomes da música cristã de 25 a 31 de janeiro em ...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (22)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (22)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta sexta (23)