Cármen Lúcia recebe ministros, políticos e juristas no primeiro dia como presidente

Presidência da Republica

Por Sérgio Ferreira 14/04/2018 - 08:25 hs

Visual News noticias

No primeiro dia como presidente da República, a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu em audiências no Palácio do Planalto deputados, juristas e ministros do governo federal. De acordo com o G1, ela também sancionou a lei que cria o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, a ser celebrado em 2 de abril.

Ainda segundo a publicação, ela assinou ainda a nomeação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, como corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segundo a TV Globo apurou.

Cármen Lúcia assumiu a Presidência da República nesta sexta depois que o presidente Michel Temer viajou para Lima, no Peru, onde participa da 8ª Cúpula das Américas. Temer tem previsão de retornar ao Brasil na tarde de sábado (14).

Como atualmente o Brasil não tem vice-presidente, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Eunício Oliveira, seriam os próximos na linha sucessória. Mas ambos estão em viagem ao exterior – Maia no Panamá e Eunício no Japão.

Cármen Lúcia se encontrou e posou para fotos com Temer no final da manhã desta sexta, antes do embarque do presidente para o Peru.

Depois do encontro com Temer, no qual tiveram uma conversa rápida, a ministra retornou ao seu gabinete no STF e só chegou ao Palácio do Planalto por volta das 15h10. Ela deixou o palácio às 19h40.

Audiências
Cármen Lúcia não teve agendas abertas à imprensa enquanto ficou no Planalto. Segundo sua assessoria, ela optou por não utilizar a mesa de Temer no gabinete presidencial, no terceiro andar do Planalto. A ministra despachou da mesa redonda, usada em reuniões maiores.

A ministra teve reunião com representantes do setor de transportes. Em seguida, a audiência foi com deputados de Rondônia e o governador do estado, Daniel Pereira. Participaram desse encontro os também ministros do STF Dias Toffoli e Gilmar Mendes.

A agenda também teve reuniões com a jurista Debora Diniz, com representantes da Associação dos Magistrados Brasileiros e com Henrique Hargreaves, que foi ministro da Casa Civil no governo de Itamar Franco (1992-1994). Hargreaves é mineiro, assim como Cármen Lúcia.

A presidente do STF ainda se reuniu com o ministro interino da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, e com Gustavo Rocha, ministro dos Direitos Humanos e subchefe para assuntos jurídicos da Casa Civil.

CB