Filho de Fidel Castro suicida-se após meses de luta contra a depressão

Por Sérgio Ferreira 02/02/2018 - 18:28 hs

O filho mais velho de antigo líder cubano Fidel Castro suicidou-se aos 68 anos em Havana, de acordo com os meios de comunicação da ilha. Fidel Ángel Castro Díaz-Balart, conhecido em Cuba como Fidelito, foi encontrado morto na manhã de quinta-feira, culminando meses de luta contra uma forte depressão. Doutorado em Física Nuclear, era consultor científico do Conselho de Estado e vice-presidente da Academia de Ciências de Cuba.

“O Doutor Fidel Castro Díaz-Balart, que vinha sendo acompanhado por um grupo de médicos há vários meses devido a um profundo quadro depressivo, acabou com a própria vida na manhã do dia um de Fevereiro”, noticiou o Granma, diário oficial de Cuba.

Fidel Ángel Castro Díaz-Balart nunca ocupou funções políticas no aparelho dominado pelo pai. Formado em engenharia nuclear na antiga União Soviética, doutorou-se em Ciências Fisico-Matemáticas no Instituto de Energia Atómica I. V. Kurchatov, um dos principais centros de pesquisa atómica da URSS, e onde foi investigador.

Regressado a casa, foi secretário executivo da Comissão de Energia Atómica de Cuba entre 1980 e 1992. O seu principal projecto para a ilha era a central nuclear de Juraguá, uma infraestrutura que deveria ser instalada a oeste da Baía de Cienfuegos. O colapso da União Soviética foi uma sentença de morte para a cidade nuclear, que não chegou a ser concluída.

Nunca foi apontado para cargos políticos na hierarquia cubana, mas tinha para o país planos relativamente ao desenvolvimento das energias renováveis, tarefa que nunca chegou a levar por diante e que, de acordo com um académico seu amigo, lhe provocou alguma amargura por ser colocado de lado no que respeitava à polítca energética cubana.

“Eu imagino a deceção que foi para ele”, confessou Jonathan Benjamin-Alvarado em declarações registadas pela Reuters.

Fidel Ángel Castro Díaz-Balart era fruto do breve casamento de Fidel Castro com Mirta Díaz-Balart, filha de um proeminente político da ilha antes da revolução encabeçada pelo seu pai.

A família da sua mãe fugiria para os Estados Unidos e ele próprio cresceu nos primeiros anos de vida na Florida. O seu primo Mario Díaz-Balart, um congressista norte-americano, é um dos maiores críticos da governação cubana das últimas décadas.