Coreia do Norte quer negociar com os EUA

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, garante que Pyongyang quer entrar em conversações com Washington sobre o seu programa nuclear

Por Sérgio Ferreira 08/12/2017 - 10:14 hs

O regime de Kim Jong-un está preparado para negociar com os Estados Unidos sobre o seu programa nuclear, garantiu o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.

Lavrov disse que passou a mensagem ao seu homólogo norte-americano, Rex Tillerson, na última vez que os dois se encontraram, ontem, em Viena, Áustria.

"Sabemos que a Coreia do Norte quer falar com os Estados Unidos sobre garantias em relação à sua segurança. Estamos prontos para apoiar isso, estamos prontos para facilitar estas negociações", disse Sergei Lavrov.  

Hoje, pela primeira vez nos últimos seis anos, um enviado das Nações Unidas foi recebido em Pyongyang pelo ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano, Ri Yong-ho. O enviado, Jeffrey Feltman é um diplomata norte-americano, mas Washington apressou-se a garantir que Feltman não leva nenhuma mensagem de Trump para Kim Jong-un.

A relação tensa entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos tem-se agudizado com os últimos testes nucleares e de mísseis balísticos intercontinentais realizados por Pyongyang. O último, realizado no passado dia 29 de Novembro, tem a capacidade de atingir Nova Iorque.

Em resposta, Washington tem realizado exercícios militares juntamente com as forças armadas de Seul numa demonstração de força. Mas Pyongyabg considera os exercícios uma ameaça e está a preparar-se para a guerra.

"A única dúvida agora é: quando é que a guerra irá começar", disse na passada quarta-feira o porta-voz do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.