Inflação dos alimentos cai 4,56% até outubro, aponta pesquisa do IBGE

Parte do cenário é explicada pela supersafra deste ano, diz Conab

Por Visual News Notícias 06/12/2017 - 07:55 hs

Até outubro, a inflação dos alimentos caiu 4,56%, um recorde da série histórica, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Todo mês, a instituição sai às ruas para avaliar a variação dos preços de itens importantes para os consumidores nacionais.

Parte dessa queda é explicada pela supersafra deste ano. Segundo informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2016/2017 colheu 232,63 milhões de toneladas de grãos. Isso, na prática, significa uma maior oferta de arroz e feijão, por exemplo. A ração dos animais também ficou mais barata, o que reduziu o preço de carnes. As informações são do Portal Brasil.

Entre os itens que ficaram mais baratos se destacam o feijão carioca, um dos mais consumidos no País, caiu 36,86% no ano. Se um saco de feijão custasse R$ 8 no início do ano, com essa queda, ele ficou mais barato e passou a ser comprado por R$ 5,05.

Tradicional, saudável e barato 

O prato mais tradicional no País também ficou mais em conta no ano. Além do feijão, o arroz caiu 9,97%; o contra-filé ficou 6,71% mais barato. Para quem prefere o frango a carne bovina, o preço da proteína da ave caiu 9,93%.