Ministério da Saúde anuncia fim da emergência nacional para zika
O lixo espalhado é foco do mosquito. Deixa sempre os resíduos ensacados para coleta
O lixo espalhado é foco do mosquito. Deixa sempre os resíduos ensacados para coleta
BRASÍLIA - O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira, 11, o fim da emergência nacional para zika. A decisão é tomada diante da redução do número de casos da doença e seis meses depois de a Organização Mundial da Saúde (OMS) suspender o estado de emergência internacional pelo vírus.
O estado de emergência teve início em novembro de 2015. À época, no entanto, a emergência era específica para microcefalia, uma má-formação até então considerada rara e que teve um aumento inexplicado no período, sobretudo nos Estados de Pernambuco e Paraíba. Na ocasião, já havia a suspeita de que a explosão de nascimentos de bebês com o problema era provocada pela infecção do vírus zika. A hipótese foi confirmada meses depois.
Desde então, o Brasil registrou 13.490 casos suspeitos de microcefalia, dos quais 2.653 foram confirmados. Há, no entanto, quase 2.900 casos ainda em investigação. Justamente por isso, o anúncio do fim da emergência nacional dividiu integrantes do Ministério da Saúde, de acordo com informações obtidas pelo Estado.
O receio maior é o de que, com o fim da emergência, a assistência a crianças com o problema, que hoje já é considerada falha, seja duramente afetada. Opositores da medida argumentam que, somente neste ano, já foram quase 1 mil novos casos suspeitos de microcefalia notificados. Embora bem menor do que o registrado no passado, é uma marca ainda considerada extremamente preocupante. Além disso, há ainda 3 mil crianças em investigação, com suspeita da doença.
A Secretaria de Vigilância em Saúde justifica o fim da emergência no Regulamento Sanitário Internacional.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
PM é presa por homicídio de colega de batalhão encontrado morto e carbonizado dentro do...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (13)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (13)
Mais de 60 prédios desabaram após pior terremoto da década na Colômbia
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta terça (11)
Banco Central estuda interligar Pix com sistemas de outros países
Mais de 60 prédios desabaram após pior terremoto da década na Colômbia
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta terça (11)