Com Mancini, aproveitamento do Vitória salta de 25% para 72%
Leão conquistou 13 pontos em seis jogos disputados com o treinador. Antes, em 16 rodadas, tinha feito apenas 12
Leão conquistou 13 pontos em seis jogos disputados com o treinador. Antes, em 16 rodadas, tinha feito apenas 12
Seis jogos, quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. Sete gols marcados e dois sofridos - nenhum deles fora de casa. Time que tirou a invencibilidade do líder Corinthians, em pleno Itaquerão, e um aproveitamento de 72%. O cenário é quase perfeito. Pena que só veio nas últimas seis partidas, quando o técnico Vagner Mancini assumiu o comando do Vitória.
Desde a chegada do treinador no clube - que coincidiu com a saída do diretor de futebol Petkovic e aconteceu uma semana depois do presidente Ivã de Almeida se licenciar do cargo - o Leão teve um aumento surpreendente no seu rendimento. Dos 18 pontos que disputou, somou 13: um a mais em relação ao que a equipe tinha feito nas primeiras 16 rodadas da Série A.
No período que antecede a chegada de Mancini, o time treinado por Petkovic (quatro partidas), Alexandre Gallo (11 jogos) e Flávio Tanajura (interino, que comandou apenas um jogo) teve um desempenho ruim. Dos 48 pontos disputados, só conseguiu 12. Venceu três jogos, empatou outras três e perdeu 10, o que rendeu um aproveitamento de somente 25%.
Desde que foi contratado, no dia 25 de julho, Mancini fez os ajustes que julgou necessários na equipe. Testou Fernando Miguel e Caíque no gol e optou por manter a primeira opção como titular. Manteve Caíque Sá, que só estreou quase dois meses após sua contratação, no último jogo de Alexandre Gallo como técnico, e também alterou a ala esquerda, ao colocar Juninho de titular, na vaga que antes era ocupada pelo questionado Geferson.
Perdeu Willian Farias, que sofreu uma distensão no joelho, e foi feliz na escolha por Ramon, que é zagueiro, mas deu conta do recado e tem feito boa parceria com Uillian Correia. Além disso, mudou a base do meio-campo e passou a escalar Yago como seu homem de criação, ao lado da dupla de velocidade formada por David e Neilton. Também acertou ao manter o centroavante Santiago Tréllez, que foi titular nos dois últimos jogos de Gallo. O colombiano é o artilheiro do time nesses seis jogos de Mancini como treinador: marcou três vezes, enquanto Neilton balançou as redes em duas oportunidades e Kanu e Yago uma vez cada.
Coincidência ou não, o Vitória só passou a engrenar quando teve uma base estabelecida. Com Alexandre Gallo, por exemplo, foram 11 partidas com 11 escalações diferentes. Mancini, por sua vez, repetiu o time nas duas últimas rodadas, quando venceu Corinthians e Coritiba por 1x0 - o que não poderá fazer na próxima, contra o Fluminense, dia 10 de setembro. Diante do Coritiba, na segunda-feira (28), Yago foi expulso e Ramon recebeu o terceiro cartão amarelo.
Curiosidades
Desde que iniciou o Brasileiro, o Vitória só esteve fora da zona de rebaixamento em quatro rodadas: na estreia, quando alcançou sua melhor colocação neste campeonato, em 13º, além da segunda, da oitava e da atual rodada (22ª), quando está em 16º. Grêmio e Sport ainda jogam no sábado (2), mas o confronto não interfere na posição do Leão na tabela.
A zona, inclusive, foi frequente na vida do rubro-negro, que esteve entre as quatro piores campanhas do torneio ao fim de 18 das 22 rodadas que já disputou. Ou seja, o Leão esteve com a corda no pescoço em 81,8% da atual Série A.
O número persegue o Vitória. Neste Brasileirão, a posição que o time mais ocupou na tabela foi justamente a 18ª, onde esteve por nove vezes. A segunda mais frequentada foi a vice-lanterna, onde o time esteve em seis rodadas.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta sexta (23)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta sexta (23)
Semana da Cultura Gospel reúne grandes nomes da música cristã de 25 a 31 de janeiro em ...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (22)
Semana da Cultura Gospel reúne grandes nomes da música cristã de 25 a 31 de janeiro em ...
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta quinta (22)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SIMM nesta quinta (22)
Confira as vagas de emprego disponibilizadas pelo SineBahia nesta sexta (23)