Com Mancini, aproveitamento do Vitória salta de 25% para 72%

Leão conquistou 13 pontos em seis jogos disputados com o treinador. Antes, em 16 rodadas, tinha feito apenas 12

Por Visual News Notícias 30/08/2017 - 10:05 hs

Seis jogos, quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota. Sete gols marcados e dois sofridos - nenhum deles fora de casa. Time que tirou a invencibilidade do líder Corinthians, em pleno Itaquerão, e um aproveitamento de 72%. O cenário é quase perfeito. Pena que só veio nas últimas seis partidas, quando o técnico Vagner Mancini assumiu o comando do Vitória.  
 
Desde a chegada do treinador no clube - que coincidiu com a saída do diretor de futebol Petkovic e aconteceu uma semana depois do presidente Ivã de Almeida se licenciar do cargo - o Leão teve um aumento surpreendente no seu rendimento. Dos 18 pontos que disputou, somou 13: um a mais em relação ao que a equipe tinha feito nas primeiras 16 rodadas da Série A.

No período que antecede a chegada de Mancini, o time treinado por Petkovic (quatro partidas), Alexandre Gallo (11 jogos) e Flávio Tanajura (interino, que comandou apenas um jogo) teve um desempenho ruim. Dos 48 pontos disputados, só conseguiu 12. Venceu três jogos, empatou outras três e perdeu 10, o que rendeu um aproveitamento de somente 25%.

Desde que foi contratado, no dia 25 de julho, Mancini fez os ajustes que julgou necessários na equipe. Testou Fernando Miguel e Caíque no gol e optou por manter a primeira opção como titular. Manteve Caíque Sá, que só estreou quase dois meses após sua contratação, no último jogo de Alexandre Gallo como técnico, e também alterou a ala esquerda, ao colocar Juninho de titular, na vaga que antes era ocupada pelo questionado Geferson.

Perdeu Willian Farias, que sofreu uma distensão no joelho, e foi feliz na escolha por Ramon, que é zagueiro, mas deu conta do recado e tem feito boa parceria com Uillian Correia. Além disso, mudou a base do meio-campo e passou a escalar Yago como seu homem de criação, ao lado da dupla de velocidade formada por David e Neilton. Também acertou ao manter o centroavante Santiago Tréllez, que foi titular nos dois últimos jogos de Gallo. O colombiano é o artilheiro do time nesses seis jogos de Mancini como treinador: marcou três vezes, enquanto Neilton balançou as redes em duas oportunidades e Kanu e Yago uma vez cada.

Coincidência ou não, o Vitória só passou a engrenar quando teve uma base estabelecida. Com Alexandre Gallo, por exemplo, foram 11 partidas com 11 escalações diferentes. Mancini, por sua vez, repetiu o time nas duas últimas rodadas, quando venceu Corinthians e Coritiba por 1x0 - o que não poderá fazer na próxima, contra o Fluminense, dia 10 de setembro. Diante do Coritiba, na segunda-feira (28), Yago foi expulso e Ramon recebeu o terceiro cartão amarelo.

Curiosidades
Desde que iniciou o Brasileiro, o Vitória só esteve fora da zona de rebaixamento em quatro rodadas: na estreia, quando alcançou sua melhor colocação neste campeonato, em 13º, além da segunda, da oitava e da atual rodada (22ª), quando está em 16º. Grêmio e Sport ainda jogam no sábado (2), mas o confronto não interfere na posição do Leão na tabela.

A zona, inclusive, foi frequente na vida do rubro-negro, que esteve entre as quatro piores campanhas do torneio ao fim de 18 das 22 rodadas que já disputou. Ou seja, o Leão esteve com a corda no pescoço em 81,8% da atual Série A.

O número persegue o Vitória. Neste Brasileirão, a posição que o time mais ocupou na tabela foi justamente a 18ª, onde esteve por nove vezes. A segunda mais frequentada foi a vice-lanterna, onde o time esteve em seis rodadas.