Governo Federal e Rio de Janeiro firmam força-tarefa conjunta contra o narcotráfico após megaoperação

Por Sérgio Ferreira 29/10/2025 - 22:02 hs

Redação

Após a “Operação Contenção”, que deixou mais de 130 mortos na capital fluminense, o Governo Federal e o Governo do Estado do Rio de Janeiro firmaram, nesta quarta-feira (29), uma parceria técnica para intensificar o combate ao narcotráfico e ampliar as investigações sobre os resultados da ação.

A decisão foi tomada durante uma reunião de emergência entre o governador Cláudio Castro (PL) e os ministros Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública) e Rui Costa (Casa Civil), em Brasília.

Durante o encontro, ficou definida a criação de um Escritório Integrado de Segurança Pública, que será coordenado conjuntamente por representantes do governo estadual e federal. Segundo Castro, o objetivo é eliminar barreiras burocráticas e alinhar estratégias de inteligência.

“Tivemos um diálogo importante. Se o problema é nacional, o Rio de Janeiro é um dos principais focos. Daqui saiu uma proposta concreta: a criação de um escritório integrado. A ideia é que nossas ações sejam 100% articuladas, respeitando as competências de cada órgão, mas com foco em resultados efetivos”, destacou o governador.

O ministro Ricardo Lewandowski reforçou que a participação da União será pautada na troca de informações e no envio de especialistas para apoiar as investigações.

“Colocamos à disposição do governador e das autoridades de segurança peritos criminais que podem ser mobilizados pela Força Nacional e também de outros estados — médicos legistas, odontologistas, peritos. Também estamos oferecendo acesso aos bancos de dados de DNA e balística”, afirmou.

Segundo o ministro Rui Costa, a iniciativa representa uma “nova etapa de cooperação federativa” no enfrentamento ao crime organizado, com foco em ações integradas de inteligência e operações conjuntas.

Fonte: Bahia Noticias