PM baiana ganha cinco novos coronéis e amplia estrutura com 22 novas unidades

Por Sérgio Ferreira 08/09/2025 - 23:06 hs

Redação

Na manhã desta segunda-feira (08/09), o governador Jerônimo Rodrigues sancionou, no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública, a lei que cria novos comandos regionais e cargos na Polícia Militar da Bahia (PM-BA). A medida fortalece a estrutura da corporação e foi celebrada com a promoção de 304 oficiais, incluindo cinco novos coronéis.

Foram promovidos ao posto de coronel Átila de Jesus Carmo, Wagner Ferreira, João Maurício Botelho, Daniel e Rodrigues.

Durante a cerimônia, o comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, destacou que a iniciativa representa um avanço para toda a corporação:

“Isso é resultado da sensibilidade do governador. Aquele que dizem que só atendeu aos oficiais, é mentira. Atendeu a todos, inclusive à tropa. Criamos novas unidades, novos postos de trabalho e fortalecemos a carreira dos policiais”, afirmou.

O comandante ressaltou ainda o avanço da participação feminina na corporação, com 17% das promovidas sendo mulheres.

A lei aprovada amplia significativamente a estrutura organizacional da PM-BA, com a criação de 22 novas unidades, entre elas:

  • 3 novos comandos regionais

  • 3 batalhões

  • 16 companhias independentes

Magalhães agradeceu também à Assembleia Legislativa da Bahia, em nome da presidente Ivana Bastos, pelo apoio na aprovação da proposta.

Segundo o governo, o reforço estrutural busca aprimorar a capacidade de resposta da PM, fortalecer o policiamento regional e melhorar as condições de trabalho dos profissionais da segurança pública.

Visual News Noticias